Ambientalização curricular e formação continuada de professores: perspectivas na formação de atores e redes de EA nos Campos de Cima da Serra/RS

  • Autor
  • Maria Eduarda Moraes Andrade
  • Co-autores
  • Cassio Hoffmann , Rosmarie Reinehr , Luciele Nardi Comunello
  • Resumo
  • O presente resumo apresenta reflexões acerca do processo de implementação do projeto de extensão intitulado “Educação Ambiental em Formação: Atores e Redes dos Campos de Cima da Serra/RS – Edição 2018”, voltado para docentes e gestores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental,  tendo como objetivo geral o incentivo e/ou consolidação de novas vivências, produções e formações em Educação Ambiental, bem como a integração de experiências e práticas em desenvolvimento nos diferentes espaços de atuação social, tendo como alvo principal a escola. Desenvolvido na modalidade pesquisa-ação, num total de 80 horas de trabalho, no período de julho à dezembro do corrente ano, conta com a colaboração bolsistas dos Cursos de Pedagogia e Gestão Ambiental, pesquisadores da IES e convidados, com o apoio das Secretarias de Educação de SFP e Cambará do Sul. Entre os primeiros resultados ressalta-se a formação de uma equipe organizadora composta pelo Colegiado do Curso de Pedagogia/UERGS, diretores e gestores pedagógicos dos sistemas de ensino dos municípios de SFP e Cambará do Sul, reunidos pelo propósito de possibilitar (1) formação continuada aos discentes sem descontinuidade das atividades das classes envolvidas; (2) experiências práticas aos acadêmicos do Curso de Pedagogia; (3) a prática e o envolvimento da comunidade educacional no tripé ensino-pesquisa-extensão. Como resultado desta ação formativa, constituiu-se um projeto de extensão complementar envolvendo acadêmicos/voluntários (15), docentes do Curso de Pedagogia (4) e professores cursistas (11). O sub-projeto intitulado “Práticas de Formação” trata-se de uma proposta/resposta concreta aos objetivos específicos do projeto acima descrito, quais sejam: A) Incentivar a (re)estruturação de práticas, projetos e grupos focados no desenvolvimento de práticas ambientais,  no âmbito local/regional; B) Promover a análise e (re)formulação dos processos de ambientalização curricular (KITZMANN, 2007) nos sistemas/unidades de ensino.

  • Palavras-chave
  • Educação Ambiental. Ambientalização Curricular. Formação Continuada.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
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  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
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