Este trabalho propõe avaliar a intenção de compra de marshmallows com adição da microalga Spirulina platensis cobertos por chocolate. O teste afetivo de intenção de compra expressa a vontade do avaliador em consumir, adquirir ou comprar o produto que lhe é oferecido. Os marshmallows foram elaborados no laboratório de tecnologia e processamento de alimentos da UERGS na unidade em Cruz Alta e a Spirulina platensis adquirida no comércio local. Foram elaboradas três formulações com diferentes concentrações de Spirulina platensis (0,5%, 1% e 1,5%), que foeam avaliadas através de uma escala de cinco pontos entre 1-certamente compraria e 5-certamente não compraria. O teste foi realizado por vinte e oito avaliadores não treinados. O resultado demonstrou que em relação a intenção de compra, a amostra 0,5% de adição de microalga ficou intermediária em todas as categorias da intenção. A amostra 1% de microalga apresentou-se em primeiro lugar nas categorias provavelmente não compraria, talvez comprasse/ talvez não comprasse e provavelmente compraria e na categoria certamente compraria ficou em terceiro lugar. A amostra 1,5% de microalga foi a que obteve maior aceitabilidade de compra na categoria certamente compraria, permanecendo em terceiro lugar nas demais escalas.Portanto avaliou-se que há potencial de compra dessas amostras, pois além de ser um produto saboroso, a nova formulação enriquece o produto, tornando-o mais nutritivo, visto que a microalga é rica em proteínas, vitaminas e minerais.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica