Marketing alimentar e estratégias de comercialização: O caso da empresa Caserna do município de Cachoeira do Sul

  • Autor
  • Micheli dos Santos Linhares
  • Co-autores
  • Elisandra da Silva Oliveira , Bianca Hoffmann , Chaiane Leal Agne
  • Resumo
  •  

    Nos últimos três anos, o município de Cachoeira do Sul recebeu inúmeras inovações na área da alimentação, especialmente ocasionadas pelo aumento no número de empresas deste setor no município. O ambiente concorrencial está exigindo das empresas à adoção de estratégias de marketing cada vez mais eficientes, tendo em vista não somente atrair novos consumidores, mas fidelizados à marca. Nesse sentido, a atuação dos gestores empresariais é fundamental, na medida em que tais ações possam contribuir com análises sobre pesquisas de mercado e na definição do público-alvo consumidor. Partindo deste contexto, este artigo tem como objetivo descrever os canais de comercialização da empresa Caserna, identificando as suas estratégias de marketing. Como técnica de coleta de dados, foi utilizado um formulário semi-estruturado, aplicado por meio de entrevista e observação.  As informações foram analisadas de forma qualitativa e descritiva. A empresa “Caserna” Restaurante e Choperia surgiu a partir da ideia de expansão de um empresário que já atuava no ramo da alimentação, com o serviço de Buffet e eventos. A empresa foi inaugurada no ano de 2017 e conta com uma diversidade de opções para a realização de refeições, desde almoços até lanches, petiscos e pratos prontos. O foco da empresa é o atendimento e oferecimento de refeições de qualidade, buscando identificar as preferências do público consumidor. Também busca investir na alimentação saudável como uma das opções, tendo em vista incluir parte do público que busca refeições mais leves e naturais. Como diferenciais de fidelização dos consumidores, os empresários destacaram: a alimentação de qualidade, o uso de pouco sal e temperos naturais, alimentação balanceada e o atendimento de qualidade. Como principais veículos de divulgação, a empresa utiliza as redes sociais, como Instagram e Facebook. Buscando inovações no ramo, a empresa está consolidando a sua marca como diferencial no município e na região.

     

  • Palavras-chave
  • Marketing alimentar; Comercialização; Estratégias Empresariais
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