Ao pensarmos em pedagogos a primeira imagem que nos ocorre, de modo geral, é a sua atuação dentro de sala de aula com alunos de anos iniciais e educação infantil, todavia o curso de Licenciatura atual vigente na nossa instituição possibilita aos licenciados uma atuação muito mais ampla contemplando também o ensino na EJA. Buscando uma maior compreensão da atuação do pedagogo na gestão escolar realizou-se a presente investigação, tendo como objetivo identificar os diferentes modos de se fazer a gestão escolar, bem como seus desafios cotidianos mostrando o serviço pedagógico, e o trabalho desenvolvido por seus gestores que acabam no dia a dia formando a organização, tanto dos alunos, quanto dos professores dentro e fora da sala de aula, onde buscam sempre consolidar uma convivência de parceria entre os gestores e sua equipe de trabalho. A metodologia foi o estudo de caso realizado por meio da observação e aplicação de um questionário com respostas abertas com três gestores, sendo um da rede municipal, um da rede estadual e outro da rede privada do município de Alegrete. Como principais resultados destacaram que os desafios dos gestores são muitos diante de vários problemas em todas as redes sendo, financeiros, desvalorização e falta de professores, entre outros, mas podemos ver que mesmo assim eles tentam resolver com diálogo e companheirismo, auxiliando nas construções para que a aprendizagem se efetive e as ações escolares fortaleçam as relações. Os Gestores buscam construir seus projetos, tendo a capacidade de gerenciar, gerir e coordenar os trabalhos dentro da escola de uma forma geral. De acordo com os questionamentos, podemos construir e compreender a gestão escolar como ferramenta principal para o desenvolvimento das Instituições de ensino do Município de Alegrete. A Gestão tem buscado varias maneiras de trabalhar no coletivo e suas necessidades.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica