Contexto Socioeducacional da Revista Infantil Cacique - 1ª edição

  • Autor
  • Ana Carolina Bernardo Ceconello
  • Co-autores
  • Débora Cardoso do Rego
  • Resumo
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    Contexto Socioeducacional da Revista Infantil Cacique - 1ª edição

     

     

    Ana Carolina Bernardo CECONELLO1; Débora Cardoso2; Fani Averbuh TESSELER3; Ana Maria Bueno ACCORSI4.

     

    1. Bolsista de iniciação científica InicieUergs, Curso de Letras: Licenciatura em  Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); 2. Bolsista Fapergs , Curso de Letras: Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa -. UERGS; 3. Professora co-orientadora. Unidade em Alegrete. UERGS; 4. Professora orientadora. Unidade em Porto Alegre. UERGS.

     

    A presente pesquisa delineou-se a partir do projeto “Educação e formação de Leitores na Revista Cacique: concepções, rastreamentos e endereçamentos”, que em sua Fase II tem como um dos seus objetivos compreender e analisar a pertinência socioeducacional da Revista Cacique, editada e publicada pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul durante quase dez anos, de 1954 a 1963. A fim de identificar os efeitos sociais e educacionais das publicações na época, e enfatizar os modos como os leitores foram pensados e encaminhados em suas posições de sujeitos por meio da leitura, pretende-se explorar a edição inicial da revista, analisando os diversos discursos expressos nesta, em seus temas, suas histórias, poesias, jogos, textos informativos e anedotas , bem como estudando o contexto socioeducacional em que se insere o periódico. Dispondo-se de metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, para alcançar os objetivos supracitados, utilizam-se de documentos escritos como referência para análise bibliográfica, bem como corpus documental, para realização do estudo da primeira edição da revista. Embora ainda em fase de inicial, o estudo confirma que, no Brasil, havia o movimento desenvolvimentista, junto a uma sociedade democrática e em industrialização. Até o momento, pode-se concluir que a Revista Cacique foi publicada como um meio de inserção de valores e de conhecimentos na sociedade daquele período.

     

    Palavras-chaves: Revista Cacique. Educação. Sociedade.

     

  • Palavras-chave
  • Revista Cacique, Educação, Sociedade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
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