Educação Ambiental em Formação: Atores e Redes dos Campos de Cima da Serra/RS – Edição 2018

  • Autor
  • Cássio Adílio Hoffmann Oliveira
  • Co-autores
  • Maria Eduarda Moraes Andrade , Luciele Nardi Comunello , Rosmarie Reinehr
  • Resumo
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    O presente projeto consiste em um curso de extensão em Educação Ambiental (EA), voltado para gestores e docentes da Educação Infantil e anos iniciais. Ele torna-se relevante se considerarmos os desafios trazidos pela Política Nacional de Educação Ambiental (1999) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EA (2012). O projeto tem como objetivo geral incentivar a (re)estruturação de projetos ambientais, no âmbito local/regional e promover a análise e (re)formulação da ambientalização dos espaços de educação formais e não formais. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, propondo o planejamento, implantação e qualificação de estratégias em EA, junto aos atores envolvidos. Totalizando 80 horas, no período de julho à dezembro do corrente ano, o curso conta com a colaboração da coordenação da “Rede Seiva - Educação Ambiental em Unidades de Conservação” -vinculada à SEMA/SFP, pesquisadores e bolsistas da Unidade de São Francisco de Paula (SFP) e com apoio das Secretarias de Educação de SFP e Cambará do Sul. Os participantes são 13 docentes e gestores de SFP, 6 de Cambará do Sul e um estudante de Gestão Ambiental envolvido com EA em escolas. Como objetivos específicos, destacamos: qualificar práticas ambientais focadas no desenvolvimento local, através da articulação e animação da “Rede de EA dos campos de Cima da Serra”, já existente. Como resultado significativo já obtido está o mapeamento das ações em Educação Ambiental já realizadas pelos atores engajados, mormente presentes no município de Cambará do Sul. Esse mapeamento inicial deu visibilidade às conexões entre ações, sendo o primeiro passo para a colaboração entre elas. Assim, o curso é também um espaço de fomento de uma Comunidade de Prática (LAVE e WENGER, 1995) multissituada, que tenha como mote o desenvolvimento de práticas ambientais na educação formal (Escolas) e não formal (Ecoturismo), bem como a produção de sentidos compartilhados para a Educação Ambiental.

  • Palavras-chave
  • Educação Ambiental. Comunidades de Prática. Ambientalização.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
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  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
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