FERRAMENTAS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ÂMBITO DA ARQUITETURA EDUCACIONAL

  • Autor
  • Marcele Marin
  • Resumo
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                  A necessidade que equipamentos públicos urbanos têm de se sustentarem social, ambiental e economicamente faz mister mecanismos de apoio à execução e manutenção de tais projetos. A proposta de um equipamento urbano de educação, objetivo final da disciplina de Projeto V, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, UFSM–CS, não só possibilita a exploração de diferentes ferramentas de desenvolvimento urbano sustentável, como caracteriza-se, também, por estas.

    Com o objetivo geral de propor uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental que transpusesse o caráter educacional para assumir, sobretudo, seu papel e responsabilidade enquanto definidor do espaço urbano, a partir da consciência de sua interferência na paisagem e na dinâmica (social, cultural, ambiental, etc.) do entorno, procurou-se formas de alcançar um melhor desempenho do projeto em relação a seus condicionantes físicos, ambientais e sociais.

    Através da aplicação de conhecimentos interdisciplinares, foram implementadas medidas de segurança viária, escoamento e drenagem pluvial, integração com espaço público já existente, proposição de novos espaços públicos incorporados à escola e espaços de cultivo orgânico de alimentos. Soluções técnicas, como iluminação e ventilação naturais e captação da água da chuva, também foram adotadas. Assim, o processo projetual desenvolveu-se não somente com base nas especificidades funcionais da construção ou do público-alvo, mas, principalmente, a partir do impacto e interação com o entorno e comunidade local.

                  Os resultados alcançados corroboraram a premissa de que o projeto é definido a partir dos pormenores adotados na solução dos desafios que surgem durante o processo projetual. Assim, a escola projetada apresenta atributos que qualificam o espaço ao permitir que os elementos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos exerçam por si mesmos a sustentabilidade ambiental, econômica e social pretendida. Desse modo, incentiva-se a discussão acerca das ferramentas necessárias e disponíveis para tornar o impacto gerado por equipamentos urbanos de grande porte o mais benéfico possível.

     

  • Palavras-chave
  • Equipamento urbano educacional, impacto urbano, estratégias sustentáveis
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Educação Básica
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