Esta pesquisa, vinculada ao Curso de Especialização em Educação Musical da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul ocorre em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Montenegro/RS, objetiva investigar as possibilidades didáticas para a musicalização comum a todos os instrumentos de percussão da banda da escola, especificamente pretende, transversalizar os conhecimentos anteriores dos estudantes com novas possibilidades no contexto pedagógico-musical; investigar anseios e expectativas dos educandos; operacionalizar um planejamento dinâmico e tecnológico; aproximar a linguagem do educador às linguagens dos educandos. Delineando o desenvolvimento desta pesquisa a metodologia tem enfoque qualitativo (Minayo, 2001), o método utilizado é o da pesquisa-ação (Baldissera, 2001), para a coleta dos dados a técnica de observação participante assistemática, assim como questionários (Sociedade Educacional de Itapiranga, 2007), e a análise de conteúdo como técnica de análise dos dados (Bardin, 1979). A pesquisa idealizou-se apinhada pelos preceitos éticos, respeitando princípios, valores e direitos da sociedade e dos seres humanos. Procura em todas as etapas da investigação e da publicação dos resultados, resguardar os direitos à expressão de ideais, crenças e valores culturais, seguindo o que prevê as Resoluções 466 e 510. Com a pesquisa em andamento entende-se que o trabalho em grupo seja um dos indicativos para a adequação das atividades. Ao término desta pesquisa se espera o aprimoramento profissional e a contribuição para a elevação da satisfação dos alunos no ambiente escolar, assim como a cooperação com a movimentação cultural da comunidade.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica