OS MÉTODOS DE ENSINO PARA INSTRUMENTOS DE SOPRO NA BANDA MARCIAL

  • Autor
  • Taís Alderette
  • Co-autores
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel
  • Resumo
  • Esta pesquisa, vinculada ao Curso Graduação em Música: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul trata-se de uma pesquisa documental, realizada em Bandas de Música. Considerando-as como campo de atuação para futuros professores de música, entende-se a necessidade de aprimoramento dos conhecimentos e de estudos específicos. Tem como objetivo geral investigar a utilização de métodos no ensino-aprendizagem de instrumentos de sopro em bandas do Rio Grande do Sul. E, como objetivos específicos identificar quais bandas utilizam métodos no ensino-aprendizagem de instrumentos de sopro; constatar quais os métodos utilizados pelas bandas; investigar se eles atendem a todos os instrumentos de sopro das bandas; e analisar suas propostas acerca do ensino coletivo, em grupo ou individual. Estabeleceu-se a população alvo da pesquisa nas bandas da música das diversas faixas etárias, filiadas à Associação Gaúcha de Bandas (AGB), entidade representativa das bandas do estado. Buscando aprofundar a relação com a utilização de métodos de ensino e seus modos de aplicação, optou-se pela abordagem qualitativa (Minayo, 2009). Pois, não se trata de investigar a quantidade de métodos utilizados e sim suas formas de utilização na construção dos processos de ensino-aprendizagem em bandas. Tendo em vista que a população de estudo é composta por corporações sediadas em distintas cidades do estado e que pretendeu-se coletar registros acerca do ensino nessas corporações, entendeu-se como apropriado o método da pesquisa documental (Gil, 2008). Para a coleta de dados, elegeu-se como técnica a coleta de documentos (Cellard, 2008; APPOLINÁRIO, 2009). Com a intenção de expressar os significados dos dados coletados e responder aos questionamentos da pesquisa, adotou-se a análise de conteúdo como técnica para análise dos dados (Bardin, 1979). A pesquisa encontra-se na etapa de revisão da literatura e seleção das categorias de bandas a serem investigadas.

  • Palavras-chave
  • Educação Musical; Banda Marcial; Instrumentos de Sopro; Métodos de Ensino
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica