Os sentidos da docência nos dizeres dos professores da Educação de Jovens e Adultos em Osório - RS

  • Autor
  • Catiana Gafforelli Espindula
  • Co-autores
  • Sita Mara Lopes Sant'Anna
  • Resumo
  • A pesquisa abrange a Educação de Jovens e Adultos –EJA como modalidade da Educação Básica que busca oferecer a seus sujeitos, os instrumentos que podem  permitir-lhes agir com resistência e proposições frente à opressão social em que vivem. Como proposta de Dissertação de Mestrado em Educação no PPGED/UERGS, sob o olhar da pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, objetiva-se saber, de um modo geral, quais  concepções de docência se fazem presentes nos dizeres dos professores de EJA, que atuam no Município de Osório-RS. O estudo tem por objetivos específicos, verificar como os professores de cada escola compreendem a docência, identificar os percursos formativos desses professores, conhecer os desafios e necessidades da docência na EJA e apontar, mediante processo reflexivo, aspectos para a composição de uma proposta continuada de formação. Para tanto, efetiva-se levantamento bibliográfico sobre o contexto geral da EJA e adota-se a Análise de Discurso de linha francesa, encabeçada por Michel Pêcheux, como referencial teórico e analítico na busca por desvelar as concepções sobre as quais os professores constituem o seu lugar de enunciar, instituindo um discurso pedagógico com características singulares e representativas de EJA. Na etapa exploratória levantou-se dados e informações sobre a demanda, oferta e dados estatísticos e de perfil sobre os professores que atuam na modalidade. Além disso, efetivou-se um questionário objetivando saber as concepções de docência de quatro professores da EJA que atuam no município. Como resultados parciais, é possível perceber que há uma multiplicidade de sentidos sobre a docência, presentes nos dizeres dos professores, porém, de um modo geral, os sentidos que prevalecem, são os que a reduzem e limitam, como prática pedagógica promovida na sala da aula.

  • Palavras-chave
  • Docência; Educação de Jovens e Adultos; Análise de Discurso
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Educação Básica
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica