A pesquisa abrange a Educação de Jovens e Adultos –EJA como modalidade da Educação Básica que busca oferecer a seus sujeitos, os instrumentos que podem permitir-lhes agir com resistência e proposições frente à opressão social em que vivem. Como proposta de Dissertação de Mestrado em Educação no PPGED/UERGS, sob o olhar da pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, objetiva-se saber, de um modo geral, quais concepções de docência se fazem presentes nos dizeres dos professores de EJA, que atuam no Município de Osório-RS. O estudo tem por objetivos específicos, verificar como os professores de cada escola compreendem a docência, identificar os percursos formativos desses professores, conhecer os desafios e necessidades da docência na EJA e apontar, mediante processo reflexivo, aspectos para a composição de uma proposta continuada de formação. Para tanto, efetiva-se levantamento bibliográfico sobre o contexto geral da EJA e adota-se a Análise de Discurso de linha francesa, encabeçada por Michel Pêcheux, como referencial teórico e analítico na busca por desvelar as concepções sobre as quais os professores constituem o seu lugar de enunciar, instituindo um discurso pedagógico com características singulares e representativas de EJA. Na etapa exploratória levantou-se dados e informações sobre a demanda, oferta e dados estatísticos e de perfil sobre os professores que atuam na modalidade. Além disso, efetivou-se um questionário objetivando saber as concepções de docência de quatro professores da EJA que atuam no município. Como resultados parciais, é possível perceber que há uma multiplicidade de sentidos sobre a docência, presentes nos dizeres dos professores, porém, de um modo geral, os sentidos que prevalecem, são os que a reduzem e limitam, como prática pedagógica promovida na sala da aula.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica