O presente estudo tem como objetivo investigar de que forma o Ballet Clássico é visto e com que propósito é praticado por seus estudantes. O campo pesquisado foi a escola de Ballet Clássico KAS Ballet da cidade de Canoas, com a turma Intermediária II, que conta com bailarinas de dez a quinze anos. Partindo do conceito de Hábitus e de Héxis Corporal propostos por Bourdieu, procura-se compreender de que maneiras o Ballet – tendo origem nas danças camponesas que posteriormente foram apropriadas pelas cortes - vem se inserindo nas camadas populares. As metodologias utilizadas foram observações participantes, diário de campo e entrevistas segundo o olhar-ouvir-escrever proposto pelo antropólogo Roberto Oliveira. A análise dos resultados permitiu concluir que algumas das bailarinas têm o Ballet como possível profissão tanto na área da performance quanto na docência, enquanto para outras, ele é uma forma de lazer e atividade física. Esses fatos nos remetem à importância deste estudo de caso que buscou perceber se a Dança é reconhecida como profissão por seus praticantes.
Comissão Organizadora
SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa
Comissão Científica