SERES SOCIAIS DA ESCOLA KAS BALLET: UM ESTUDO DE CASO

  • Autor
  • Natália Martins Gomes
  • Co-autores
  • Giuliano Souza Andreoli
  • Resumo
  •  

    O presente estudo tem como objetivo investigar de que forma o Ballet Clássico é visto e com que propósito é praticado por seus estudantes. O campo pesquisado foi a escola de Ballet Clássico KAS Ballet da cidade de Canoas, com a turma Intermediária II, que conta com bailarinas de dez a quinze anos. Partindo do conceito de Hábitus e de Héxis Corporal propostos por Bourdieu, procura-se compreender de que maneiras o Ballet – tendo origem nas danças camponesas que posteriormente foram apropriadas pelas cortes - vem se inserindo nas camadas populares. As metodologias utilizadas foram observações participantes, diário de campo e entrevistas segundo o olhar-ouvir-escrever proposto pelo antropólogo Roberto Oliveira.  A análise dos resultados permitiu concluir que algumas das bailarinas têm o Ballet como possível profissão tanto na área da performance quanto na docência, enquanto para outras, ele é uma forma de lazer e atividade física. Esses fatos nos remetem à importância deste estudo de caso que buscou perceber se a Dança é reconhecida como profissão por seus praticantes.

     

  • Palavras-chave
  • Ballet Clássico, Dança, Profissionalização
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica