Flauta doce no ensino médio: relato de experiência de uma proposta de educação musical na escola pública

  • Autor
  • Lucas Nascimento Braga Silva
  • Co-autores
  • Fernanda Anders
  • Resumo
  • O presente relato de experiência tem por objetivo compartilhar as vivências sobre o aprendizado e o ensino de flauta doce no Ensino Médio, durante a realização de um estágio supervisionado em Educação Musical. Participaram deste trabalho vinte e nove estudantes de uma escola pública do município de Montenegro/RS cujas idades variavam entre 14 e 17 anos.

    A escolha por trabalhar com a flauta doce aconteceu durante as observações realizadas na escola e o desejo de oferecer uma proposta de ensino de música que fosse prático e que permitisse o aprendizado através do fazer musical; da apreciação, da execução de peças musicais e, do contato e exploração dos recursos sonoros da flauta doce.  

    Durante o estágio foi possível observar a evolução dos alunos com a flauta doce e o aprimoramento das práticas musicais que eram realizadas em grupo. Outras atividades foram também realizadas, tais como jogos de percepção e exercícios de improvisação musical a partir de uma música escolhida. Dentre os autores musicais que fundamentam este trabalho estão: SOUZA; HENTSCHKE; BEINEKE (1996) referente aos processos de execução e composição musical; TOURINHO (2007) tratando das práticas musicais coletivas e BEINECKE (2003) na especificidade da flauta doce.

    Referências:

    TOURINHO, Cristina. Ensino coletivo de instrumentos musicais: crenças, mitos,

    princípios e um pouco de história. Revista da ABEM, 2007.

    BEINEKE, V. A Educação Musical e a Aula de Instrumento: uma Visão Crítica sobre o Ensino da Flauta Doce. Revista do Centro de Artes e Letras. Santa Maria: UFSM, 1 (1-2) jan./ dez. 1997, p. 25-32.

    SOUSA, J. ; HENTSCHKE, L. ; BEINEKE, V. A flauta doce no Ensino de Música nas Escolas: Análise e Reflexões sobre uma Experiência em Construção. Em Pauta, Revista do curso de PósGraduação em Música Mestrado e Doutorado, UFRGS, n. 12/13, 1996/ 1997, p. 63-78.

  • Palavras-chave
  • Educação Musical, Flauta doce, Ensino Médio.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Educação Básica
Voltar Download
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica