MATEMATICALIZANDO: UMA MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

  • Autor
  • Bruna Katielli Rodrigues Florencio
  • Co-autores
  • Caroline da Luz Moreira , Mairim Gabriele da Luz Santos , Fabrício Soares
  • Resumo
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    O presente trabalho foi realizado a partir do projeto desenvolvido na 21ª Feira do Livro de Cruz Alta, ele foi aplicado com crianças que se encontravam em diferentes níveis de aprendizagem. Diante de situações referente a dificuldade que algumas crianças enfrentam quando trata-se de matemática pode-se constatar que as escolas sendo um lugar de construção de conhecimento devem ser um dos embaixadores de atividades em que as crianças comecem a ter gosto por tal disciplina, visando trabalhar e aprofundar questões onde há mais dificuldade dentro da mesma, desenvolveremos o projeto “Matematicalizando”, que visa usar o software “PowerPoint” para que de forma lúdica, a criança obtenha gosto no ensino da matemática. Teve por objetivo desenvolver o raciocínio matemático através do lúdico, encorajando a criança a aprender, a pensar, explorar e descobrir.  O jogo teve a proposta de instigar, desafiar e enriquecer os conhecimentos das crianças, tornando uma forma prazerosa e divertida de aprender a matemática. Através de jogos como o Geopard e a batalha do conhecimento, onde a criança poderá modelar o jogo da forma que quiser, usando design do seu gosto. Usando o software PowerPoint, utilizando inúmeras ferramentas de manipulação e entretenimento, onde através de três níveis cada criança respondeu questões de acordo com o seu grau de conhecimento, a cada resposta dada aparecerá um gif animado para motivar a prosseguir. Os materiais necessários, um notebook com o software Power Point instalado. Os resultados obtidos através da apresentação dos jogos na Feira do Livro foram satisfatórios. Porém notou-se que apenas duas turmas puderam usufruir do jogo, as mesmas turmas avaliaram o jogo e o software como sendo “bons”, tendo em vista que o jogo despertou nos alunos uma nova perspectiva da matemática. Assim, o projeto foi muito bem executado e recebido pelos alunos, atendendo a todos os objetivos propostos inicialmente.

     

  • Palavras-chave
  • Matemática. Tecnologia. Ludicidade.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Educação Básica
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