EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EJA

  • Autor
  • Juliana Silva BUENO
  • Co-autores
  • Odilon Antônio STRAMARE , Sita Mara Lopes SANT'ANNA
  • Resumo
  •  

    A presente pesquisa visa saber quais são os sentidos da formação inicial de professores da EJA, com base nas experiências de estágios de Licenciandas em Pedagogia, em São Francisco de Paula. Trata-se de um recorte da investigação realizada pelo Grupo de Pesquisa do CNPq “ Educação de Jovens e Adultos: docência, formação de professores e processos pedagógicos da EJA” que visa levantar os sentidos da formação inicial em EJA nas licenciaturas oferecidas na Uergs. A Educação de Jovens e Adultos tem sido negligenciada em diferentes instituições, porém, na Uergs, isso não ocorre. Em contextos de estágios ocorridos em espaços escolares e não escolares, efetivaram-se as práticas pedagógicas, a partir de princípios advindos da própria EJA, como apontam Sant´Anna e Mello (2014) e Dresch (2012). Dessa forma, detém-se preocupação com a formação inicial.  Por objetivo geral, busca-se saber quem são e como se constituem professores de EJA, os licenciandos em formação e como específicos, visa-se levantar os sentidos e significados presentes em suas trajetórias, como “professores da EJA”, e saber que desafios e desejos manifestam, como estagiárias em espaços escolares e não escolares. Assim, do ponto de vista metodológico, desenvolveu-se pesquisa qualitativa em Educação, mediante levantamento bibliográfico e de campo. A pesquisa de tipo semi-estruturada (GIL, 2008) orientou a elaboração de questionário aplicado. Como principais resultados da Análise de Conteúdo (BARDIN,2011) parcial desenvolvida, destacam-se sentidos permeados por uma série de conflitos das práticas cotidianas, ao mesmo tempo em que pairam, nos pronunciamentos das acadêmicas, sentidos e sentimentos de um bem-estar e uma satisfação em ocupar o lugar de ser professor (a) da EJA.

     

  • Palavras-chave
  • Educação de Jovens e Adultos, Formação inicial de professores, Sentidos do ser professor.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
Voltar
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
  • Ciências Humanas - Inclusão Corpo, Arte e Cultura
  • Ciências Humanas - Educação Básica
  • Ciências Humanas - Linguística e Literatura
  • Ciências Humanas - Administração
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agronomia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas - Desenvolvimento Rural
  • Ciências Exatas - Engenharia de Energia
  • Ciências Exatas - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
  • Ciências Exatas - Engenharia da Computação / Automação e Controle
  • Pós Graduação - Ciências Humanas
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Agroecologia
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Gestão Ambiental
  • Pós Graduação - Ciências da Vida e Meio Ambiente
  • Pós Graduação - Ciências Exatas
  • Pesquisa em Ensino (Interdisciplinar)
  • Ciências da Vida e Meio Ambiente - Extensão
  • Ciências Humanas - Extensão
  • Ciências Exatas - Extensão

Comissão Organizadora

SIEPEX-UERGS
Adriana Leal Abreu
Diego dos Santos Chaves
Fabiano Perin Gasparin
Alexandro Cagliari
Carla Gonçalves Dellagnese
Viviane Maciel Machado Maurente
Andréa Miranda Teixeira
Celso Maciel da Costa

Comissão Científica