PEDAGOGIA FEMINISTA NA DANÇA: O CORPO COMO TERRITÓRIO DE (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE

  • Autor
  • Aline Kauana Cezar
  • Co-autores
  • Silvia da Silva Lopes
  • Resumo
  •  

    Historicamente, os processos educativos têm sido caracterizados por práticas que reforçam a educação sexista e contribuem para a manutenção da sociedade patriarcal. No campo da dança, a construção do feminino ainda está presente nos discursos durante as aulas. Normas, feminilidade, sexualidade e repressão de sentimentos são questões que reforçam expectativas culturais em relação à imagem da mulher e são formas  de controlar o que nos é mais pessoal: nossos corpos. Pensa-se no feminismo como uma perspectiva para desenvolver metodologias do ensino da dança, pelo motivo de que, tanto a luta das mulheres, quanto o ensino-aprendizagem são exercícios diários. A partir dessas reflexões, questiona-se: como, enquanto feminista e professora de dança, pode-se contribuir para estranhar procedimentos que reproduzem o sexismo? Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, propõe-se analisar como o discurso do feminismo da década de 1960 contribuiu para a inserção de questões ligadas ao corpo e gênero na pedagogia feminista em relação ao ensino de dança; identificar quais questões de gênero atravessam esse campo; e, verificar como o ensino da dança trabalha com elas. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de refletir acerca de como o corpo é construído nas metodologias do ensino básico. Na segunda etapa, que acontecerá no próximo semestre, serão feitas observações de três aulas de dança de dois professores inseridos na educação básica, e serão registradas em caderno de campo. Na terceira etapa, realizar-se-á uma entrevista com os professores e um questionário com as alunas. Os resultados preliminares, ainda que em teoria, reconhecem a importância de estar atento a essas representações, aos conteúdos trabalhados e a condução da prática. Ou seja, quem conduz tem a possibilidade de modificar as representações já construídas presentes daquela técnica, criando novas imagens e representatividade. Isso se dá por meio da linguagem, abordagem, conversas e vivências.

  • Palavras-chave
  • Ensino de Dança, Gênero, Corpo, Pedagogia Feminista.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Currículo, Didática e Formação de Professores
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