Análise sobre a experiência e a importância da representação discente na Uergs, junto à consolidação e à gestão do seu DCE – 2016 a 2018.

  • Autor
  • Laura Carvalho Ramos
  • Co-autores
  • Ana Carolina Martins da SILVA
  • Resumo
  •  

     

    Introdução

    Constituir o Diretório Central dos Estudantes (posse/2016) foi um desafio para a primeira gestão. As vitórias conquistadas em conjunto com os acadêmicos foram e são essenciais à toda comunidade acadêmica; a atuação com entidades, como UNE e UEE-LIVRE/RS, contribuiu para sua constituição e formação política. A representação discente na Uergs, pelos seus 17 anos, buscou seu espaço, porém, com o DCE, houve um avanço significativo.

    Objetivos

    Objetivo geral: refletir sobre a experiência da representação discente e sua importância;  sobre o protagonismo do DCE nas lutas pela Universidade; Também: analisar o conhecimento e o desenvolvimento que as representações agregam à formação acadêmica e de que forma a articulação do DCE com os movimentos estudantis fortaleceu politicamente a entidade.

    Metodologia

    Será quanti-qualitativa; hipóteses: a) O DCE conscientiza os alunos sobre a importância das trocas com os movimentos sociais; sobre a participação nos espaços de representação discente da Universidade, nos conselhos e nas entidades estudantis; b) O DCE promove o interesse desses, para que atuem e se sintam parte dos processos de decisões, entendendo que a formação acadêmica vai além das salas de aula; c) e a participação põe na prática a “técnica administrativa participativa”, auxiliando no desenvolvimento de seres conscientes e atuantes na sociedade. Referências: Motta (2001), Morgan (1996), Scherer-Warren (2017). Os dados virão de: atas; notícias em jornais; e redes sociais e a comunidades da Uergs. A apresentação dessa análise acontecerá nos espaços de construção acadêmica, internos e externos da Uergs.

    Resultados

    Ser integrante do processo permite adiantar que as hipóteses se confirmam, pois aumentaram as participações acadêmicas em decisões da IES; os perfis das redes sociais mantém boa frequência e a Reitoria tem mantido reuniões com o DCE. A ideia é levar em frente esse estudo, para ampliar a participação acadêmica nesse espaço.

     

  • Palavras-chave
  • DCE, Uergs, Movimento estudantil, participação, representação discente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciências Humanas - Administração
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