INTRODUÇÃO: Considerando as diretrizes da gestão do ensino superior para o cumprimento do plano de desenvolvimento institucional, é necessário dispor de recursos humanos qualificados. Nesta condição ocupacional, encontram-se os técnicos-administrativos. Nesse contexto, emerge a necessidade de orientações para a promoção da saúde, uma vez que as condições e o ambiente de trabalho estão interferindo cada vez mais na qualidade de vida. OBJETIVOS: Descrever o perfil epidemiológico, clínico e ocupacional de servidores técnico-administrativos de uma instituição de ensino superior. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, transversal, com abordagem quantitativa, a ser desenvolvida em um curso de graduação em enfermagem de uma instituição de ensino superior, localizada na cidade de Belém, PA, Brasil. A população do estudo será constituída por todos os técnicos administrativos, maiores de 18 anos, de ambos os sexos, que estejam desenvolvendo suas atividades laborais durante a coleta de dados. O formulário é constituído por variáveis epidemiológicas, clínicas e ocupacionais e deverá ser aplicado em dia agendado de forma individual, respeitando-se os aspectos éticos dispostos na Resolução No 466/2012. Os dados serão analisados estatisticamente com auxílio do software Statistical Package for the Social Science SPSS® versão 21.0. RESULTADOS: Os resultados do estudo poderão contribuir para o planejamento de ações de educação de saúde, prevenção de riscos ocupacionais e de acidentes de trabalho na instituição do estudo. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Considerando que o enfermeiro é um educador em saúde em diversos contextos, o ambiente ocupacional constitui um espaço necessário para a execução de atividades de promovam hábitos de vida saudáveis. O desenvolvimento deste estudo tem incentivado a atitude proativa dos estudantes envolvidos frente as problemáticas no ambiente laboral, oportunizando a vivência de atividades articuladas de ensino, pesquisa e extensão.
A Programação da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) com o tema central A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID-19: que lições aprendemos?
A ABEn reafirma a importância da reflexão sobre o impacto da pandemia na sociedade brasileira e mundial e congrega esforços para propor uma reflexão profunda sobre o contexto atual e o futuro dos distintos cenários de atuação da Enfermagem.
A importância do trabalho da Enfermagem no enfretamento da pandemia da Covid-19 foi (e é) incontestável. Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão. Vivenciamos modificações nas formas de ensinar, gerenciar, pesquisar, cuidar e participar de movimentos políticos, associativos e sociais. Tais modificações devem ser debatidas, em especial, as respostas que construímos para os desafios e como poderemos, a partir das lições aprendidas, avançar para melhoria das condições da profissão no cenário da saúde. A pandemia da Covid-19 evidenciou que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário nos preparar, refletindo sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como: os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros. O tema da 83ª SBEn foi desenvolvido a partir dos seguintes eixos aglutinadores de debates, mobilizações e participação de profissionais e estudantes de enfermagem:
EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto
pandêmico.
EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?
Neste ano, os textos de apoio foram elaborados por associados da ABEn, representantes dos distintos departamentos e comissões, de modo a contribuir com a construção coletiva do debate.” (1)
A ABEn seção Pará realiza pela 3° vez a SEBEn com publicações de trabalhos científicos em anais. a edição contou com trabalhos submetidos nos dois eixos temáticos, os quais refletiram as lições aprendidas pela enfermagem no âmbito do ensino, assistência, gestão e prevenção da covid-19.
A reflexão teórica retroalimenta a prática, deixando como legado as lições aprendidas para norteiam o processo de trabalho da enfermagem em suas distintas dimensões.
1. Brasileira Enfermagem A DE, Acioli de Oliveira S, Regina Cubas M, Geral Sonia Maria Alves S, Vieira Cavalcante Carvalho I, Aparecida Barbosa D, et al. A ENFERMAGEM NO CONTEXTO PANDÊMICO PELA COVID-19: QUE LIÇÕES APRENDEMOS? CADERNO DE DICAS SUMÁRIO 83 a SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Lenilma Bento de Araújo Menezes.
DISPONÍVEL NO LINK: https://doity.com.br/83sbenabenpa2022/artigos
Comissão Organizadora
ABEn Pará
WILLIAM DIAS BORGES
Comissão Científica
EUDES JOSÉ BRAGA JUNIOR
LARISSA JHENIFER COSTA TAVARES
VALÉRIA PINTO RODRIGUES
abensecaopara@gmail.com
LINK DOS ANAIS DO I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA:
https://doity.com.br/anais/icopenfabenpa
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LINK DOS ANAIS 82ª SBEn ABEn PA: