DESAFIOS NO ENSINO REMOTO DE ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Karina Borges da Silva
  • Co-autores
  • Larissa Gabrieli Batista Pereira , Neila Maria Ewerton Moreira , Marina Pereira Queiroz dos Santos
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A pandemia ocasionada pela COVID-19, detectada na China em dezembro de 2019, desencadeou uma nova realidade e rápida propagação do vírus, sendo considerada de cunho emergencial a saúde pública, a nível mundial. Todavia, foi determinante para o desenvolvimento de séries de ações preventivas que no momento do auge da pandemia, fazia-se necessário, como o isolamento social e a suspensão de atividades presenciais vistas como não essenciais, como as aulas presenciais. Entretanto, essa interrupção das atividades não só dificultou o aprendizado dos estudantes de enfermagem como prejudicou diretamente a continuidade do ano letivo. Dessa forma, a modalidade remota foi uma alternativa encontrada no ensino da enfermagem diante do contexto pandêmico, por meio do uso de ferramentas tecnológicas e digitais. Em virtude disso, diversos desafios surgiram na aplicação dessas ferramentas no ensino remoto da enfermagem, nos quais foram aplicadas de modo emergencial como sendo a única alternativa, devido à pandemia, que era inesperada por todos. OBJETIVO: Relatar os desafios vivenciados no ensino remoto da enfermagem no contexto da pandemia da COVID-19. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, realizado no mês de março a junho de 2021, por acadêmicos de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada no município de Belém (PA). Participaram da ação educativa dezessete acadêmicos de enfermagem de semestres distintos, sendo doterceiro, quinto e décimo semestres, que presenciaram na mesma proporção a utilização do ensino remoto à distância como método emergencial de estudo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da necessidade da implementação da modalidade do ensino remoto, nota-se que esta foi uma ferramenta alternativa válida diante de uma situação emergencial. Diante disso, um dos principais desafios referentes ao ensino remoto é em relação à dificuldade de acesso à internet e aos meios tecnológicos que permitam a participação nas atividades remotas, na qual, prejudicou o aproveitamento dos ensinamentos ministrados mediante a realidade vivenciada pelos acadêmicos. Visto que, alguns estudantes possuem as ferramentas e internet para participação das atividades remotas, mas também há uma parcela que não possuem a oportunidade de usufruir desses meios. Sendo assim, estudantes que não puderam estudar durante esse período estariam em desvantagem em relação àqueles que puderam ter acesso ao ensino remoto. Além disso, nesse ensino emergencial, o professor é o único responsável por todo o encadeamento da relação ensino-aprendizagem, pois seleciona os materiais, cria vídeo-aulas, salas de web-conferência, elabora materiais visualmente atrativos, corrige atividades, dentre outras tarefas. Entretanto, muitos não receberam o devido preparo para isso, visto que essa mudança ocorreu abruptamente, no qual houve dificuldades na aplicação dessas ferramentas ocasionando uma barreira nas relações de ensino-aprendizagem com os estudantes no ensino remoto. CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Conclui-se, que apesar dos inúmeros impasses vivenciados nesse período, as tecnologias e as redes de comunicação têm evoluído e, consequentemente, provocado modificações na vida de todos. Dessa maneira, o cenário da educação também vem se modificando, com o surgimento de novas formas de ensino-aprendizagem e muitas permanecerão a seguir sendo utilizadas e contribuirão para o processo de ensino e aprendizagem da enfermagem. Além disso, este estudo contribui para a visibilidade destas dificuldades e assim estas poderão ser consideradas e analisadas para o desenvolvimento de políticas públicas necessárias de acesso e incentivo as tecnologias para os estudantes de enfermagem.

     

  • Palavras-chave
  • Educação em Enfermagem (D004506); COVID-19 (D000086382); Estudantes de Enfermagem (D013338).
  • Área Temática
  • EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto pandêmico.
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Anais da ABEn PA 4ª Edição

A Programação da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) com o tema central A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID-19: que lições aprendemos?

A ABEn reafirma a importância da reflexão sobre o impacto da pandemia na sociedade brasileira e mundial e congrega esforços para propor uma reflexão profunda sobre o contexto atual e o futuro dos distintos cenários de atuação da Enfermagem.

A importância do trabalho da Enfermagem no enfretamento da pandemia da Covid-19 foi (e é) incontestável. Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão. Vivenciamos modificações nas formas de ensinar, gerenciar, pesquisar, cuidar e participar de movimentos políticos, associativos e sociais. Tais modificações devem ser debatidas, em especial, as respostas que construímos para os desafios e como poderemos, a partir das lições aprendidas, avançar para melhoria das condições da profissão no cenário da saúde. A pandemia da Covid-19 evidenciou que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário nos preparar, refletindo sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como: os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros. O tema da 83ª SBEn foi desenvolvido a partir dos seguintes eixos aglutinadores de debates, mobilizações e participação de profissionais e estudantes de enfermagem:

EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto

pandêmico.

EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?

Neste ano, os textos de apoio foram elaborados por associados da ABEn, representantes dos distintos departamentos e comissões, de modo a contribuir com a construção coletiva do debate.” (1)

 

A ABEn seção Pará realiza pela 3° vez a SEBEn com publicações de trabalhos científicos em anais.  a edição contou com trabalhos submetidos nos dois eixos temáticos, os quais refletiram as lições aprendidas pela enfermagem no âmbito do ensino, assistência, gestão e prevenção da covid-19.

A reflexão teórica retroalimenta a prática, deixando como legado as lições aprendidas para norteiam o processo de trabalho da enfermagem em suas distintas dimensões.

 

 

1.      Brasileira Enfermagem A DE, Acioli de Oliveira S, Regina Cubas M, Geral Sonia Maria Alves S, Vieira Cavalcante Carvalho I, Aparecida Barbosa D, et al. A ENFERMAGEM NO CONTEXTO PANDÊMICO PELA COVID-19: QUE LIÇÕES APRENDEMOS? CADERNO DE DICAS SUMÁRIO 83 a SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Lenilma Bento de Araújo Menezes.

 

 

 

DISPONÍVEL NO LINK: https://doity.com.br/83sbenabenpa2022/artigos

  • EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto pandêmico.
  • EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?

Comissão Organizadora

ABEn Pará
WILLIAM DIAS BORGES

Comissão Científica

EUDES JOSÉ BRAGA JUNIOR

LARISSA JHENIFER COSTA TAVARES

VALÉRIA  PINTO RODRIGUES 

 

 

 

 

abensecaopara@gmail.com

Anais do I Congresso Paraense de Enfermagem/ 80ª Semana Brasileira de Enfermagem/ I Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA

LINK DOS ANAIS DO I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA:

https://doity.com.br/anais/icopenfabenpa

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Anais da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem - ABEn PA

LINK DOS ANAIS 82ª SBEn ABEn PA: 

https://doity.com.br/anais/82sbenabenpa