Introdução: A Atenção Primária à Saúde (APS) é porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Por ela, o usuário é direcionado para toda a rede de acordo com sua necessidade. Nesse sentido, com a pandemia da Covid-19, tornou-se necessária a reestruturação da assistência para enfrentar o vírus, bem como garantir a organização, de forma eficaz, do fluxo de atendimento. Objetivos: Verificar achados científicos na literatura acerca dos desafios da enfermagem na APS no contexto pós-pandêmico. Método: Trata-se de uma revisão de literatura, realizada nos meses de fevereiro a março de 2022, com abordagem sistemática. As buscas foram feitas no Google Scholar e no Scielo (Scientific Eletronic Library Online). Os descritores utilizados foram: Cuidados de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde e COVID-19. Resultados: Foi encontrado um número baixo de artigos sobre o tema. Nos artigos selecionados, observou-se que os profissionais de enfermagem enfrentam diversos desafios na APS, mas conseguem exercer suas funções laborais de forma satisfatória apesar disso. Conclusão: Fica evidente a necessidade de mais pesquisas e estudos sobre o assunto, a fim de melhor identificar possíveis problemas no que tange à organização do SUS frente aos percalços causados pela pandemia. Contribuições e implicações para a enfermagem: É possível inferir que as infecções da Covid-19 promoveram alterações no dinamismo da APS. Nesse viés, com essa mudança na estrutura de trabalhos, a reorganização de suas atividades e o impacto de efetuar promoção à saúde configuram desafios aos profissionais da enfermagem. Porém, esse contexto contribuiu para o enfermeiro(a) desenvolver mecanismo para a interação com o usuário.
REFERÊNCIAS:
1. Carvalho LR de, Pinto MBF. Percepção do enfermeiro de unidades de referência na estratégia de saúde da família frente à pandemia do covid-19 na cidade do recife – pe. Recife: Faculdade Pernambucana de Saúde; 2021 [Acessado em 14 de maio de 2022]. 49 p. Disponível em: https://tcc.fps.edu.br/handle/fpsrepo/1162.
2. Fernandez M, Lotta G, Corrêa M. Desafios para a Atenção Primária à Saúde no Brasil: uma análise do trabalho das agentes comunitárias de saúde durante a pandemia de Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde [online]. 2021, v. 19 [Acessado 15 maio 2022], e00321153. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/tes/a/qDg6fnxcSZbgtB9SYvnBK8w#>.DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00321.
A Programação da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) com o tema central A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID-19: que lições aprendemos?
A ABEn reafirma a importância da reflexão sobre o impacto da pandemia na sociedade brasileira e mundial e congrega esforços para propor uma reflexão profunda sobre o contexto atual e o futuro dos distintos cenários de atuação da Enfermagem.
A importância do trabalho da Enfermagem no enfretamento da pandemia da Covid-19 foi (e é) incontestável. Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão. Vivenciamos modificações nas formas de ensinar, gerenciar, pesquisar, cuidar e participar de movimentos políticos, associativos e sociais. Tais modificações devem ser debatidas, em especial, as respostas que construímos para os desafios e como poderemos, a partir das lições aprendidas, avançar para melhoria das condições da profissão no cenário da saúde. A pandemia da Covid-19 evidenciou que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário nos preparar, refletindo sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como: os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros. O tema da 83ª SBEn foi desenvolvido a partir dos seguintes eixos aglutinadores de debates, mobilizações e participação de profissionais e estudantes de enfermagem:
EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto
pandêmico.
EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?
Neste ano, os textos de apoio foram elaborados por associados da ABEn, representantes dos distintos departamentos e comissões, de modo a contribuir com a construção coletiva do debate.” (1)
A ABEn seção Pará realiza pela 3° vez a SEBEn com publicações de trabalhos científicos em anais. a edição contou com trabalhos submetidos nos dois eixos temáticos, os quais refletiram as lições aprendidas pela enfermagem no âmbito do ensino, assistência, gestão e prevenção da covid-19.
A reflexão teórica retroalimenta a prática, deixando como legado as lições aprendidas para norteiam o processo de trabalho da enfermagem em suas distintas dimensões.
1. Brasileira Enfermagem A DE, Acioli de Oliveira S, Regina Cubas M, Geral Sonia Maria Alves S, Vieira Cavalcante Carvalho I, Aparecida Barbosa D, et al. A ENFERMAGEM NO CONTEXTO PANDÊMICO PELA COVID-19: QUE LIÇÕES APRENDEMOS? CADERNO DE DICAS SUMÁRIO 83 a SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Lenilma Bento de Araújo Menezes.
DISPONÍVEL NO LINK: https://doity.com.br/83sbenabenpa2022/artigos
Comissão Organizadora
ABEn Pará
WILLIAM DIAS BORGES
Comissão Científica
EUDES JOSÉ BRAGA JUNIOR
LARISSA JHENIFER COSTA TAVARES
VALÉRIA PINTO RODRIGUES
abensecaopara@gmail.com
LINK DOS ANAIS DO I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA:
https://doity.com.br/anais/icopenfabenpa
______________________________________________________________
LINK DOS ANAIS 82ª SBEn ABEn PA: