INTRODUÇÃO: O alcoolismo e a doença da adicção é um problema de saúde pública causada por substâncias químicas psicoativas. Existem estigmas na sociedade com relação aos adictos e alcoolistas que afetam a saúde mental em virtude da exclusão e preconceito, onde durante a pandemia da Covid-19 esse problema foi potencializado pelo isolamento social. OBJETIVO: Descrever os estigmas e dificuldades vivenciados por indivíduos com transtorno relacionado ao uso de álcool e drogas durante a pandemia da Covid-19. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados teve a participação de 30 membros do grupo de Narcóticos Anônimos de Belém do Pará. A análise temática foi realizada por meio do software ATLAS.ti 22.7. A aprovação da pesquisa foi realizada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Ciências da saúde sub o parecer nº 5.204.808. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O problema de saúde mental por pessoas com transtornos pelo uso de substâncias psicoativas foi potencializado pela pandemia da Covid-19 em virtude do isolamento social que agravaram os estigmas e a exclusão já atribuídos pela sociedade. Os participantes relataram que dentro dos Narcóticos Anônimos eles entendem a condição da doença e compreendem que não devem abandonar o tratamento. Além disso, a tristeza e dor pelo sentimento de culpa, perdas e manifestações clínicas da abstinência são fatores presentes, e encontram na família e no grupo de Narcóticos Anônimos uma rede de apoio, esperança e inclusão para o enfrentamento dessa condição e para a recuperação. CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Assim, o enfermeiro atua com as redes de apoio no restabelecimento da saúde desse indivíduo e é um profissional capaz de instruir a família e sociedade dos problemas relacionados ao alcoolismo de adicção para atenuar os estigmas e preconceitos ainda presentes e ajudar na reinserção do paciente ao convívio em sociedade.
A Programação da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) com o tema central A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID-19: que lições aprendemos?
A ABEn reafirma a importância da reflexão sobre o impacto da pandemia na sociedade brasileira e mundial e congrega esforços para propor uma reflexão profunda sobre o contexto atual e o futuro dos distintos cenários de atuação da Enfermagem.
A importância do trabalho da Enfermagem no enfretamento da pandemia da Covid-19 foi (e é) incontestável. Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão. Vivenciamos modificações nas formas de ensinar, gerenciar, pesquisar, cuidar e participar de movimentos políticos, associativos e sociais. Tais modificações devem ser debatidas, em especial, as respostas que construímos para os desafios e como poderemos, a partir das lições aprendidas, avançar para melhoria das condições da profissão no cenário da saúde. A pandemia da Covid-19 evidenciou que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário nos preparar, refletindo sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como: os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros. O tema da 83ª SBEn foi desenvolvido a partir dos seguintes eixos aglutinadores de debates, mobilizações e participação de profissionais e estudantes de enfermagem:
EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto
pandêmico.
EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?
Neste ano, os textos de apoio foram elaborados por associados da ABEn, representantes dos distintos departamentos e comissões, de modo a contribuir com a construção coletiva do debate.” (1)
A ABEn seção Pará realiza pela 3° vez a SEBEn com publicações de trabalhos científicos em anais. a edição contou com trabalhos submetidos nos dois eixos temáticos, os quais refletiram as lições aprendidas pela enfermagem no âmbito do ensino, assistência, gestão e prevenção da covid-19.
A reflexão teórica retroalimenta a prática, deixando como legado as lições aprendidas para norteiam o processo de trabalho da enfermagem em suas distintas dimensões.
1. Brasileira Enfermagem A DE, Acioli de Oliveira S, Regina Cubas M, Geral Sonia Maria Alves S, Vieira Cavalcante Carvalho I, Aparecida Barbosa D, et al. A ENFERMAGEM NO CONTEXTO PANDÊMICO PELA COVID-19: QUE LIÇÕES APRENDEMOS? CADERNO DE DICAS SUMÁRIO 83 a SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Lenilma Bento de Araújo Menezes.
DISPONÍVEL NO LINK: https://doity.com.br/83sbenabenpa2022/artigos
Comissão Organizadora
ABEn Pará
WILLIAM DIAS BORGES
Comissão Científica
EUDES JOSÉ BRAGA JUNIOR
LARISSA JHENIFER COSTA TAVARES
VALÉRIA PINTO RODRIGUES
abensecaopara@gmail.com
LINK DOS ANAIS DO I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA:
https://doity.com.br/anais/icopenfabenpa
______________________________________________________________
LINK DOS ANAIS 82ª SBEn ABEn PA: