ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NO CONTEXTO DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
SENA, Maria Luiza Maués de (AUTOR)¹
PARENTE, Andressa Tavares (AUTOR)²
MARGOTTI, Edficher (AUTOR, ORIENTADOR)³
INTRODUÇÃO: As consequências da COVID-19 para as mulheres, recém-nascidos e as equipes de Enfermagem que estão na linha de frente, no âmbito da atenção obstétrico-neonatal em tempos de pandemia, ainda são vastas. Não obstante, sabe-se que surtos como estes podem afetar a saúde e ameaçar os direitos sexuais e os direitos reprodutivos, no nível individual e coletivo, gerando sérias implicações. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma acadêmica de Enfermagem acerca da Assistência de Enfermagem obstétrica no contexto da Covid-19. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência de uma acadêmica de Enfermagem durante as práticas de Obstetrícia em um hospital estadual de Belém. RESULTADOS: No contexto pandêmico, os casos de mulheres gestantes com sintomas respiratórios são avaliados e, quando necessário, encaminhados para alas específicas para a Covid-19, o mesmo acontece com casos graves que são encaminhados via central de regulação para outros serviços hospitalares. As recomendações baseadas nas boas práticas na gestação, no parto, nascimento e puerpério são mantidas para todas as mulheres que não tenham sinais e sintomas ou diagnóstico confirmado do COVID-19, ou para aquelas consideradas curadas dessa doença. CONCLUSÃO: A pandemia formou mudanças nos jeito de cuidar das mulheres no ciclo gravídico puerperal, com consequências tanto para quem cuida e quanto para quem é cuidado, portanto deve ter uma reestruturação e correções das experiência, sem abrir mão da humanização, segurança e amparo dos direitos das mulheres. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A força de luta da enfermagem obstétrica se marca neste contexto, na disposição em que tradicionalmente se ocupa de garantir e fomentar os direitos das mulheres, e de providenciar cuidados humanizados e respaldados em evidências científicas.
Descritores (DeCS-ID): Obstetrícia (D009774), Enfermagem (D009729), COVID-19 (D000086382).
Referências: Alves Valdecyr Herdy, et al. Enfermagem Obstétrica e sua força de trabalho em tempos de COVID-19: relato de experiência das regiões do brasil. Enferm. Foco. 2020; 103-108.
_______________________________________________________________
¹ Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal do Pará. malu.maues.sena@gmail.com.
² Doutora. Enfermagem, Enfermeira. Universidade Federal do Pará.
³ Doutora. Enfermagem, Enfermeira. Universidade Federal do Pará.
A Programação da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) com o tema central A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID-19: que lições aprendemos?
A ABEn reafirma a importância da reflexão sobre o impacto da pandemia na sociedade brasileira e mundial e congrega esforços para propor uma reflexão profunda sobre o contexto atual e o futuro dos distintos cenários de atuação da Enfermagem.
A importância do trabalho da Enfermagem no enfretamento da pandemia da Covid-19 foi (e é) incontestável. Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão. Vivenciamos modificações nas formas de ensinar, gerenciar, pesquisar, cuidar e participar de movimentos políticos, associativos e sociais. Tais modificações devem ser debatidas, em especial, as respostas que construímos para os desafios e como poderemos, a partir das lições aprendidas, avançar para melhoria das condições da profissão no cenário da saúde. A pandemia da Covid-19 evidenciou que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário nos preparar, refletindo sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como: os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros. O tema da 83ª SBEn foi desenvolvido a partir dos seguintes eixos aglutinadores de debates, mobilizações e participação de profissionais e estudantes de enfermagem:
EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto
pandêmico.
EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?
Neste ano, os textos de apoio foram elaborados por associados da ABEn, representantes dos distintos departamentos e comissões, de modo a contribuir com a construção coletiva do debate.” (1)
A ABEn seção Pará realiza pela 3° vez a SEBEn com publicações de trabalhos científicos em anais. a edição contou com trabalhos submetidos nos dois eixos temáticos, os quais refletiram as lições aprendidas pela enfermagem no âmbito do ensino, assistência, gestão e prevenção da covid-19.
A reflexão teórica retroalimenta a prática, deixando como legado as lições aprendidas para norteiam o processo de trabalho da enfermagem em suas distintas dimensões.
1. Brasileira Enfermagem A DE, Acioli de Oliveira S, Regina Cubas M, Geral Sonia Maria Alves S, Vieira Cavalcante Carvalho I, Aparecida Barbosa D, et al. A ENFERMAGEM NO CONTEXTO PANDÊMICO PELA COVID-19: QUE LIÇÕES APRENDEMOS? CADERNO DE DICAS SUMÁRIO 83 a SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Lenilma Bento de Araújo Menezes.
DISPONÍVEL NO LINK: https://doity.com.br/83sbenabenpa2022/artigos
Comissão Organizadora
ABEn Pará
WILLIAM DIAS BORGES
Comissão Científica
EUDES JOSÉ BRAGA JUNIOR
LARISSA JHENIFER COSTA TAVARES
VALÉRIA PINTO RODRIGUES
abensecaopara@gmail.com
LINK DOS ANAIS DO I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA:
https://doity.com.br/anais/icopenfabenpa
______________________________________________________________
LINK DOS ANAIS 82ª SBEn ABEn PA: