AS MUDANÇAS DA ROTINA GERADAS PELO COVID-19 EM UMA ENFERMARIA PEDIÁTRICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Maria Luiza Maués de Sena
  • Co-autores
  • Barbara Maria Mendes Farias Braga , Ana Cristina Moura Lobato , Aline Maria Pereira Cruz Ramos , Andressa Tavares Parente (ORIENTADORA)
  • Resumo
  • AS MUDANÇAS DA ROTINA GERADAS PELO COVID-19 EM UMA ENFERMARIA PEDIÁTRICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

    SENA, Maria Luiza Maués de (AUTOR)¹

    BRAGA, Barbara Maria Mendes Farias (AUTOR)²

    LOBATO, Ana Cristina Moura  (AUTOR)³

    RAMOS, Aline Maria Pereira Cruz (AUTOR)?

    PARENTE, Andressa Tavares (AUTOR, ORIENTADOR)?

    INTRODUÇÃO: As pesquisas revelam que a maioria dos casos de COVID-19 geram uma infecção assintomática, sendo raros os casos graves ou fatais. Todavia, a grande preocupação dos profissionais de saúde na prestação da assistência aos seus pacientes é que eles seriam a principal fonte de disseminação do vírus (PAZ et al., 2022). OBJETIVOS: Relatar as mudanças de rotina geradas pelo COVID-19 em uma enfermaria pediátrica durante o internato de uma acadêmica de enfermagem. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência, descritivo vivenciado no primeiro semestre de 2022 em uma enfermaria pediátrica de um hospital universitário de Belém. RESULTADOS: A pandemia tornou imprescindível a atuação do enfermeiro na orientação das crianças, adolescentes e principalmente os responsáveis/acompanhantes, a respeito das medidas de prevenção, sendo o distanciamento social a principal. Mudanças quanto a troca de acompanhante, as atividades coletivas, a dinâmica da enfermaria, fluxos e protocolos, padrão e consumo de Equipamentos de Proteção Individual, admissões e transferências foram mudanças estabelecidas tanto para equipe que realiza o cuidado, quanto para o binômio criança/responsável. Medidas de controle foram reforçadas de uma maneira fácil e adequada para a idade deles, ensinando a importância da higienização das mãos, do uso de álcool em gel e máscara, a fim de impedir disseminação do vírus durante a internação. CONCLUSÃO: A nova realidade demandou da equipe capacitação e cumprimento as normas de biossegurança do Ministério da Saúde, para assistência de enfermagem segura. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Diante do cenário da pandemia por COVID-19 é de relevância a discussão dessa temática devido grande protagonismo da enfermagem nos diferentes cenários do cuidado, além dos impactos sobre equipe, binômio criança e seus responsáveis durante a hospitalização. 

    Descritores (DeCS – ID): Pediatria (D010372), Enfermagem (D009729), COVID-19 (D000086382).

    Referências

    BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Guia orientador para o enfrentamento da pandemia covid-19 na rede de atenção à saúde. Brasil, 4ª ed., 2021. Disponível em:< https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Covid-19_guia_orientador_4ed.pdf>. Acesso em: 16 de maio de 2022.

    Paz Gisela Mendes, Puty Mariana Coutinho, Fonseca Fernandina Maria Neiva Santos. Análise de uma abordagem da pediatria no contexto da pandemia por Covid-19. Research, Society and Development. 2022;11(3):1-11.

    _______________________________________________

    ¹ Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal do Pará. malu.maues.sena@gmail.com.

    ² Especialista. Enfermeira. Hospital Universitário João de Barros Barreto.

    ³ Mestre. Enfermeira. Hospital Universitário João de Barros Barreto.

    ? Doutora. Enfermagem, Enfermeira. Universidade Federal do Pará.

     

    ? Doutora. Enfermagem, Enfermeira. Universidade Federal do Pará.

  • Palavras-chave
  • Pediatria (D010372), Enfermagem (D009729), COVID-19 (D000086382).
  • Área Temática
  • EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?
Voltar

Anais da ABEn PA 4ª Edição

A Programação da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) com o tema central A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID-19: que lições aprendemos?

A ABEn reafirma a importância da reflexão sobre o impacto da pandemia na sociedade brasileira e mundial e congrega esforços para propor uma reflexão profunda sobre o contexto atual e o futuro dos distintos cenários de atuação da Enfermagem.

A importância do trabalho da Enfermagem no enfretamento da pandemia da Covid-19 foi (e é) incontestável. Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão. Vivenciamos modificações nas formas de ensinar, gerenciar, pesquisar, cuidar e participar de movimentos políticos, associativos e sociais. Tais modificações devem ser debatidas, em especial, as respostas que construímos para os desafios e como poderemos, a partir das lições aprendidas, avançar para melhoria das condições da profissão no cenário da saúde. A pandemia da Covid-19 evidenciou que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário nos preparar, refletindo sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como: os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros. O tema da 83ª SBEn foi desenvolvido a partir dos seguintes eixos aglutinadores de debates, mobilizações e participação de profissionais e estudantes de enfermagem:

EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto

pandêmico.

EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?

Neste ano, os textos de apoio foram elaborados por associados da ABEn, representantes dos distintos departamentos e comissões, de modo a contribuir com a construção coletiva do debate.” (1)

 

A ABEn seção Pará realiza pela 3° vez a SEBEn com publicações de trabalhos científicos em anais.  a edição contou com trabalhos submetidos nos dois eixos temáticos, os quais refletiram as lições aprendidas pela enfermagem no âmbito do ensino, assistência, gestão e prevenção da covid-19.

A reflexão teórica retroalimenta a prática, deixando como legado as lições aprendidas para norteiam o processo de trabalho da enfermagem em suas distintas dimensões.

 

 

1.      Brasileira Enfermagem A DE, Acioli de Oliveira S, Regina Cubas M, Geral Sonia Maria Alves S, Vieira Cavalcante Carvalho I, Aparecida Barbosa D, et al. A ENFERMAGEM NO CONTEXTO PANDÊMICO PELA COVID-19: QUE LIÇÕES APRENDEMOS? CADERNO DE DICAS SUMÁRIO 83 a SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Lenilma Bento de Araújo Menezes.

 

 

 

DISPONÍVEL NO LINK: https://doity.com.br/83sbenabenpa2022/artigos

  • EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto pandêmico.
  • EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?

Comissão Organizadora

ABEn Pará
WILLIAM DIAS BORGES

Comissão Científica

EUDES JOSÉ BRAGA JUNIOR

LARISSA JHENIFER COSTA TAVARES

VALÉRIA  PINTO RODRIGUES 

 

 

 

 

abensecaopara@gmail.com

Anais do I Congresso Paraense de Enfermagem/ 80ª Semana Brasileira de Enfermagem/ I Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA

LINK DOS ANAIS DO I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA:

https://doity.com.br/anais/icopenfabenpa

______________________________________________________________

Anais da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem - ABEn PA

LINK DOS ANAIS 82ª SBEn ABEn PA: 

https://doity.com.br/anais/82sbenabenpa