O CUIDADO DE ENFERMAGEM E A APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Introdução: O brincar é direito da criança estabelecido através do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA¹, tal direito deve ser garantido nos ambientes no qual a criança possa estar inserida, portanto, a resolução n°41 de 17 de outubro de 1995 do CONANDA² garante o brincar no ambiente hospitalar. O enfermeiro enquanto protagonista na assistência ao paciente, deve – se utilizar de todos os meios que proporcione assistência de qualidade ao paciente. No que se refere ao cuidado pediátrico, o enfermeiro afim de garantir o direito do brincar, humanização e assistência de qualidade podem utilizar o brinquedo terapêutico que é de sua atribuição por meio da Resolução n° 0546 de 2017, artigo 1° do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN)³. O Brinquedo Terapêutico traz sobretudo, diversos benefícios para a criança e profissional, principalmente para crianças que demonstram difícil enfrentamento a situação na qual estão inseridas, ou que demonstram – se estressadas ou irritadas para a realização de determinados procedimentos4. Além disso, como ferramenta estruturada visando as necessidades e individualidades, o brinquedo terapêutico possui classificações, sendo estas: dramático, que permite expressão emocional; instrucional que visa facilitar através da orientação a criança e/ou sobre o procedimento que esta será submetida; capacitador de funções fisiológicas o qual objetiva adaptar a criança diante sua condição atual4. Objetivo: Relatar a experiência da aplicação do brinquedo terapêutico dramático como instrumento auxiliador do cuidado de enfermagem a um paciente pediátrico submetido ao curativo de dreno torácico. Método: Trata – se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de uma ação do Projeto de Extensão “O Brinquedo Terapêutico como instrumento no cuidado pediátrico”, da Universidade Federal do Pará, em uma enfermaria pediátrica em Belém, Pará, no mês de abril de 2022, na qual foi utilizada a ferramenta Brinquedo Terapêutico. Resultados: Em primeiro momento, visando as limitações impostas pelo período pandêmico, para a realização da intervenção no cuidado de enfermagem, fora realizada a abordagem nos leitos da enfermaria e a partir dos relatos da equipe profissional, as crianças que demonstravam – se chorosas e irritadas diante a realização dos curativos de rotina. Ao selecionar a criança e realizar diagnostico prévio sobre a situação do que esta requeria, iniciou – se o processo de estruturação da ferramenta. Para a realização da intervenção, fora selecionado o brinquedo terapêutico do tipo dramático, pois este permite que a criança expresse seus sentimentos, afim de reduzir o estresse e irritabilidade, possibilitando ser utilizado durante o procedimento, sendo aplicado pelo enfermeiro, podendo contar com a ajuda de outro profissional ou não. Assim, para a estruturação da ferramenta utilizou – se de uma boneca que continha uma inserção no tórax com parte de um equipo simulando o dreno torácico, parecido com o da criança, com finalidade de que ela pudesse se identificar e demonstrar interesse pelo brinquedo. Dessa forma, para a aplicação do brinquedo terapêutico o escolar foi levado para a sala de procedimentos da enfermaria, na qual iria realizar o curativo, demonstrando – se choroso e irritado durante todo o percurso, ao ser abordado não demonstrou interesse imediato, após identificar – se com a boneca e ao ser lhe explicado do papel social que ele poderia exercer, como enfermeiro, a criança demonstrou interesse em manusear a ferramenta, sendo lhe ofertado materiais como gazes, soro fisiológico, algodão e micropore, para que pudesse realizar o procedimento na boneca, enquanto simultaneamente era realizado o curativo na criança. Conclusão e Contribuições para Enfermagem: Dessa maneira, com a realização da ação pode – se visualizar os benefícios do brinquedo terapêutico na prática, como a redução do estresse, ansiedade e irritabilidade do paciente pediátrico, demonstrando – se colaborativo e entusiasmado, ainda que submetido a uma situação desconfortável que era a realização do curativo torácico. Assim, observamos a necessidade da aplicação e da utilização do brinquedo terapêutico como parte do cuidado de enfermagem em pediatria, além de todos os benefícios, a promoção de um maior vínculo entre o profissional e paciente, que diante as limitações do período pandêmico, se tornaram mais difíceis.
A Programação da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) com o tema central A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID-19: que lições aprendemos?
A ABEn reafirma a importância da reflexão sobre o impacto da pandemia na sociedade brasileira e mundial e congrega esforços para propor uma reflexão profunda sobre o contexto atual e o futuro dos distintos cenários de atuação da Enfermagem.
A importância do trabalho da Enfermagem no enfretamento da pandemia da Covid-19 foi (e é) incontestável. Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão. Vivenciamos modificações nas formas de ensinar, gerenciar, pesquisar, cuidar e participar de movimentos políticos, associativos e sociais. Tais modificações devem ser debatidas, em especial, as respostas que construímos para os desafios e como poderemos, a partir das lições aprendidas, avançar para melhoria das condições da profissão no cenário da saúde. A pandemia da Covid-19 evidenciou que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário nos preparar, refletindo sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como: os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros. O tema da 83ª SBEn foi desenvolvido a partir dos seguintes eixos aglutinadores de debates, mobilizações e participação de profissionais e estudantes de enfermagem:
EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto
pandêmico.
EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?
Neste ano, os textos de apoio foram elaborados por associados da ABEn, representantes dos distintos departamentos e comissões, de modo a contribuir com a construção coletiva do debate.” (1)
A ABEn seção Pará realiza pela 3° vez a SEBEn com publicações de trabalhos científicos em anais. a edição contou com trabalhos submetidos nos dois eixos temáticos, os quais refletiram as lições aprendidas pela enfermagem no âmbito do ensino, assistência, gestão e prevenção da covid-19.
A reflexão teórica retroalimenta a prática, deixando como legado as lições aprendidas para norteiam o processo de trabalho da enfermagem em suas distintas dimensões.
1. Brasileira Enfermagem A DE, Acioli de Oliveira S, Regina Cubas M, Geral Sonia Maria Alves S, Vieira Cavalcante Carvalho I, Aparecida Barbosa D, et al. A ENFERMAGEM NO CONTEXTO PANDÊMICO PELA COVID-19: QUE LIÇÕES APRENDEMOS? CADERNO DE DICAS SUMÁRIO 83 a SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Lenilma Bento de Araújo Menezes.
DISPONÍVEL NO LINK: https://doity.com.br/83sbenabenpa2022/artigos
Comissão Organizadora
ABEn Pará
WILLIAM DIAS BORGES
Comissão Científica
EUDES JOSÉ BRAGA JUNIOR
LARISSA JHENIFER COSTA TAVARES
VALÉRIA PINTO RODRIGUES
abensecaopara@gmail.com
LINK DOS ANAIS DO I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA:
https://doity.com.br/anais/icopenfabenpa
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LINK DOS ANAIS 82ª SBEn ABEn PA: