DESAFIOS DO SEGUIMENTO DA MONITORIA PEDIÁTRICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: UM RALATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Emely Borges das Neves
  • Co-autores
  • Thamyles da Silva Dias , Andressa Tavares Parente (ORIENTADORA)
  • Resumo
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    DESAFIOS DO SEGUIMENTO DA MONITORIA PEDIÁTRICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: UM RALATO DE EXPERIÊNCIA

     

    Introdução: A Pandemia do COVID-19 se deu inicio em 2020 trazendo varias consequências para a população e mudanças em vários ambientes. O isolamento social foi a principal medida para controle da propagação do vírus. E no que diz respeito à educação algumas adequações foram necessárias para que os acadêmicos do ensino superior não fossem ainda mais prejudicados1.  A graduação em Enfermagem exige o desenvolvimento de habilidades teórico-práticas, e as praticas foram altamente prejudicadas nesse contexto. A monitoria é um projeto que solicita competências do monitor (aluno que já cursou a disciplina) para atuar como mediador na aprendizagem e dar apoio aos professores para continuarem oportunizando aos estudantes espaços que potencializam sua aprendizagem. A monitoria propicia ao discente monitor  a capacidade de aprender e ensinar, assim como, aprimorar e aplicar todo conhecimento e experiência adquirida, e assim colaborando para o rendimento dos próximos graduandos, agregando ainda mais a formação acadêmica. Além disso, para o monitor, corrobora no incentivo da formação de futuros docentes2. Objetivo: Relatar os desafios da continuidade de um projeto de monitoria pediátrica no contexto da pandemia do COVID-19. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência que descreve as vivencias de uma graduanda em enfermagem realizadas durante um projeto de monitoria da atividade curricular pediatria do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Pará, e os desafios para sua continuidade num contexto pandêmico. O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde3. Resultados: Em um período onde as atividades presenciais foram totalmente restritas, o projeto teve que se adaptar e programar medidas para sua continuação. Ele se manteve ativo durante as aulas remotas realizadas na plataforma google meet, onde o monitor sempre se fazia presente e colaborava para a aprendizagem do aluno com o desenvolvimento de tecnologias via internet. Por meio da plataforma também aconteciam reuniões periódicas com a professora/orientadora e o monitor bolsista a fim de socializar experiências, relatar as possíveis dificuldades com as plataformas aperfeiçoar os métodos para o ensino a distância. No período atual, com o afrouxamento das medidas de proteção para a COVID-19, o projeto pode retornar as atividades presenciais, entretanto esse retorno teve que sofrer adaptações de acordo com as restrições do momento pandêmico. Com o retorno das aulas teóricas presenciais, o monitor pode atuar novamente com a aplicação de metodologias ativas, reuniões para esclarecimento de duvidas presenciais com os alunos, apoio presencial para a realização de trabalhos acadêmicos, e outras atividades da função, porém sempre usando mascara facial e mantendo os cuidados pré-estabelecidos ao momento. E Por ser uma disciplina com carga horária teórica e prática, durante as praticas hospitalares o monitor pode estar presente para acompanhar o professor e os alunos, dando auxilio e colaborando para o melhor aproveitamento da atividade, porem, atualmente essa prática acontece com o numero reduzido de alunos, sempre com o uso de mascaras n95 para evitar a contaminação dos alunos e pacientes. Considerações finais e Contribuições para enfermagem: Com este estudo, pode-se perceber que apesar dos desafios gerados pelo contexto pandêmico, o projeto se adaptou as especificidades imposta na sua área de atuação, onde sua principal ferramenta para continuidade foi a internet. E a partir da liberação das atividades presenciais, apesar de suas dificuldades pelo contexto pandêmico, o projeto deu seguimento as suas atividades tomando todas as medidas necessárias.  Conclui-se também que a experiência da atividade de monitoria é de suma importância para ambos os participantes, pois para o monitor ela proporciona um crescimento pessoal e profissional como acadêmico de enfermagem, além de favorecer uma visão real das atividades de docência, e para o aluno gera apoio para suas dificuldades e orientação extra nas atividades da disciplina em questão.

     

  • Palavras-chave
  • Pediatria; Ensino, COVID-19.
  • Área Temática
  • EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto pandêmico.
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Anais da ABEn PA 4ª Edição

A Programação da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) com o tema central A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID-19: que lições aprendemos?

A ABEn reafirma a importância da reflexão sobre o impacto da pandemia na sociedade brasileira e mundial e congrega esforços para propor uma reflexão profunda sobre o contexto atual e o futuro dos distintos cenários de atuação da Enfermagem.

A importância do trabalho da Enfermagem no enfretamento da pandemia da Covid-19 foi (e é) incontestável. Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão. Vivenciamos modificações nas formas de ensinar, gerenciar, pesquisar, cuidar e participar de movimentos políticos, associativos e sociais. Tais modificações devem ser debatidas, em especial, as respostas que construímos para os desafios e como poderemos, a partir das lições aprendidas, avançar para melhoria das condições da profissão no cenário da saúde. A pandemia da Covid-19 evidenciou que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário nos preparar, refletindo sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como: os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros. O tema da 83ª SBEn foi desenvolvido a partir dos seguintes eixos aglutinadores de debates, mobilizações e participação de profissionais e estudantes de enfermagem:

EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto

pandêmico.

EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?

Neste ano, os textos de apoio foram elaborados por associados da ABEn, representantes dos distintos departamentos e comissões, de modo a contribuir com a construção coletiva do debate.” (1)

 

A ABEn seção Pará realiza pela 3° vez a SEBEn com publicações de trabalhos científicos em anais.  a edição contou com trabalhos submetidos nos dois eixos temáticos, os quais refletiram as lições aprendidas pela enfermagem no âmbito do ensino, assistência, gestão e prevenção da covid-19.

A reflexão teórica retroalimenta a prática, deixando como legado as lições aprendidas para norteiam o processo de trabalho da enfermagem em suas distintas dimensões.

 

 

1.      Brasileira Enfermagem A DE, Acioli de Oliveira S, Regina Cubas M, Geral Sonia Maria Alves S, Vieira Cavalcante Carvalho I, Aparecida Barbosa D, et al. A ENFERMAGEM NO CONTEXTO PANDÊMICO PELA COVID-19: QUE LIÇÕES APRENDEMOS? CADERNO DE DICAS SUMÁRIO 83 a SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Lenilma Bento de Araújo Menezes.

 

 

 

DISPONÍVEL NO LINK: https://doity.com.br/83sbenabenpa2022/artigos

  • EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto pandêmico.
  • EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?

Comissão Organizadora

ABEn Pará
WILLIAM DIAS BORGES

Comissão Científica

EUDES JOSÉ BRAGA JUNIOR

LARISSA JHENIFER COSTA TAVARES

VALÉRIA  PINTO RODRIGUES 

 

 

 

 

abensecaopara@gmail.com

Anais do I Congresso Paraense de Enfermagem/ 80ª Semana Brasileira de Enfermagem/ I Simpósio Paraense em Atenção Primária à Saúde (I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA

LINK DOS ANAIS DO I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA:

https://doity.com.br/anais/icopenfabenpa

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Anais da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem - ABEn PA

LINK DOS ANAIS 82ª SBEn ABEn PA: 

https://doity.com.br/anais/82sbenabenpa