QUALIDADE DE VIDA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ
SOARES, Felipe Costa
PAMPLONA, Mônica Custódia do Couto Abreu
SOZINHO, Maria de Belém Ramos
SANTOS, Thais Silva dos
PINTO, Pedrina Isabel Baia
VERCOSA, Marucia Fernandes
PEIXOTO, Ivonete Vieira Pereira (ORIENTADOR)
INTRODUÇÃO: A qualidade de vida pode ser medida por meio de instrumentos genéricos e específicos e descrita por parâmetros objetivos e subjetivos, dependendo dos aspectos que se deseja visualizar e avaliar, relacionada a inquietações vivenciadas no cotidiano acadêmico e na vida pessoal. Situações referentes a problemas familiares e de saúde, questão financeira, presença de sofrimento, conquista da independência, escolha da futura profissão, entre outras, interferem diretamente no bem-estar físico, psicológico, ambiental e social. A convivência acadêmica é muito importante na formação do futuro profissional, e um dos principais desafios é a sua preparação para o mercado de trabalho. Nesse contexto, conhecer os hábitos de vida dos acadêmicos e profissionais de saúde, as suas percepções acerca da importância do cuidar de si, os fatores predisponentes as doenças crônicas não degenerativas, presentes nos seus costumes de vidas e as relações desses elementos com o cuidado do outro é importante não só do ponto de vista da promoção da saúde, mas também para construção de vidas mais saudáveis OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida de acadêmicos de enfermagem por meio do questionário de qualidade de vida SF-36 de uma instituição de ensino superior no Estado do Pará. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa retrospectiva, transversal e descritiva com abordagem quantitativa. A pesquisa será realizada em uma instituição de ensino superior do Estado do Pará. Os resultados dos documentos e registros avaliados serão digitados e armazenados em banco de dados, em princípio, a intenção de garantir a precisão dos resultados, visto que aumenta a margem de segurança na comprovação das hipóteses ou do problema formulado. RESULTADOS E DISCURSSÃO: O acadêmico de Enfermagem se encontra em uma fase da vida com possibilidades de mudanças e de novas expectativas, o que pode causar profundos reflexos na sua qualidade de vida atual e futura. Assim, a discussão sobre o processo de formação dos cuidadores profissionais nas instituições formadoras é de extrema importância, principalmente, considerando-se as Diretrizes para a Educação em Enfermagem no Brasil, relacionado a exposição dos estudantes de enfermagem às cargas de trabalho se assemelha a exposição dos profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Esta semelhança sinaliza para um futuro profissional com os mesmos comprometimentos que hoje acometem os trabalhadores de saúde, caso uma intervenção não seja aplicada ainda na vida acadêmica desta categoria profissional. CONCLUSÃO: Dessa forma, abordar a temática sobre saúde, sexual, reprodutiva, e clínico sob enfoque educativo significa ofertar oportunidades aos usuários de falarem sobre o que pensam das relações interpessoais, sexuais e afetivas, por isso é importante que esta abordagem seja livre de pré-conceitos e padrões, buscando a problematizações das realidades, sem julgamentos, com o intuito de construir conhecimentos protagonista e libertadores. Assim, a educação realizada pelo profissional da saúde deve favorecer a essência ontológica criadora do homem, que é capaz de refletir sobre sua realidade e transformá-la, esse é o produto da educação libertadora. É importante que o profissional que atua na área da saúde, principalmente na atenção básica, faça as reflexões necessárias sobre a educação, seja compromissado e proporcione a reflexão a respeito do planejamento reprodutivo. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Nesta direção, o enfermeiro tem se constituído como um importante agente de ações educativas em saúde pelo conhecimento amplo e contextualizado, específico de sua formação, o enfermeiro pode ser considerado um profissional qualificado para propor e redefinir práticas educativas.
Palavras chave: Qualidade de vida-D011788; Enfermagem-D009729; Educação em saúde-D006266
Referência
SANTOS, E. B.; SANTANA, T. F. A.; LACERDA, A. F.; CORDEIRO, E. L.; SILVA, T. A. Qualidade de Vida de Graduandos Em Enfermagem: Uma Revisão Integrativa. Trabalho apresentado no 15º CBCENF. Fortaleza, 2012.
OLIVEIRA, B. M.; MININEL, V. A.; FELLI, V. E. A.Qualidade de vida de graduandos de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. vol.64 no.1 Brasília, Fev. 2011.
LEITE, A.CB; GRILLO, L.P; CALEFFI, F; MARIATH, A.B; STUKER, H. Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos de nutrição. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 13, n. 1, p. 82-90, dez. 2011.
A Programação da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) com o tema central A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID-19: que lições aprendemos?
A ABEn reafirma a importância da reflexão sobre o impacto da pandemia na sociedade brasileira e mundial e congrega esforços para propor uma reflexão profunda sobre o contexto atual e o futuro dos distintos cenários de atuação da Enfermagem.
A importância do trabalho da Enfermagem no enfretamento da pandemia da Covid-19 foi (e é) incontestável. Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão. Vivenciamos modificações nas formas de ensinar, gerenciar, pesquisar, cuidar e participar de movimentos políticos, associativos e sociais. Tais modificações devem ser debatidas, em especial, as respostas que construímos para os desafios e como poderemos, a partir das lições aprendidas, avançar para melhoria das condições da profissão no cenário da saúde. A pandemia da Covid-19 evidenciou que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário nos preparar, refletindo sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como: os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros. O tema da 83ª SBEn foi desenvolvido a partir dos seguintes eixos aglutinadores de debates, mobilizações e participação de profissionais e estudantes de enfermagem:
EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto
pandêmico.
EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?
Neste ano, os textos de apoio foram elaborados por associados da ABEn, representantes dos distintos departamentos e comissões, de modo a contribuir com a construção coletiva do debate.” (1)
A ABEn seção Pará realiza pela 3° vez a SEBEn com publicações de trabalhos científicos em anais. a edição contou com trabalhos submetidos nos dois eixos temáticos, os quais refletiram as lições aprendidas pela enfermagem no âmbito do ensino, assistência, gestão e prevenção da covid-19.
A reflexão teórica retroalimenta a prática, deixando como legado as lições aprendidas para norteiam o processo de trabalho da enfermagem em suas distintas dimensões.
1. Brasileira Enfermagem A DE, Acioli de Oliveira S, Regina Cubas M, Geral Sonia Maria Alves S, Vieira Cavalcante Carvalho I, Aparecida Barbosa D, et al. A ENFERMAGEM NO CONTEXTO PANDÊMICO PELA COVID-19: QUE LIÇÕES APRENDEMOS? CADERNO DE DICAS SUMÁRIO 83 a SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Lenilma Bento de Araújo Menezes.
DISPONÍVEL NO LINK: https://doity.com.br/83sbenabenpa2022/artigos
Comissão Organizadora
ABEn Pará
WILLIAM DIAS BORGES
Comissão Científica
EUDES JOSÉ BRAGA JUNIOR
LARISSA JHENIFER COSTA TAVARES
VALÉRIA PINTO RODRIGUES
abensecaopara@gmail.com
LINK DOS ANAIS DO I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA:
https://doity.com.br/anais/icopenfabenpa
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LINK DOS ANAIS 82ª SBEn ABEn PA: