INTRODUÇÃO: Humanizar é um processo de comparticipação interdisciplinar entre profissional, paciente e familiar, visando um atendimento embasado no acolhimento e bem-estar do paciente¹. Nesse âmbito, é importante uma assistência humanizada, pois o cuidar em pediatria envolve flexibilidade e individualidade. OBJETIVOS: Relatar experiência de discentes de enfermagem em ambiente hospitalar acerca de visitas pediátricas em tempos de pandemia. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato experiência, desenvolvido durante as atividades práticas do componente curricular Enfermagem Pediátrica da Universidade do Estado do Pará. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A experiência das visitas proporcionou uma investigação do histórico e quadro clínico dos menores, elaborando estratégias lúdicas para esse atendimento humanizado que transmita seguridade e conforto, em especial no que se refere ao contexto pandêmico². Estabelecer comunicação em diversos níveis é uma tarefa desafiadora, em relação à primeira visita, observou-se a possibilidade de comunicação quando os acadêmicos se utilizaram do lúdico e brincadeiras com os próprios equipamentos para trazer leveza e menos tensão para que a visita não fosse uma experiência traumática³. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tendo em vista os aspectos que dificultam a efetividade do cuidar, faz-se necessária a visão além da realidade e a imaginação, bem como os meios digitais, para garantir um atendimento humano e menos aterrorizante ao paciente pediátrico em meio à pandemia.
REFERÊNCIAS
1. Dal’bosco E et al. Humanização hospitalar na pediatria: Projeto “enfermeiros da alegria”. Rev enferm UFPE. 2018;13(4):1173-1178
2. Ferreira J et al. Estratégias de humanização da assistência no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa. Revista Ciência Plural. 2021; 1(7): 147-163.
3. Júnior SLM, Santos MLGD. Humanização hospitalar: um cuidado necessário tendo em vista garantir a dignidade da pessoa humana em tempos de pandemia. 2020; 2(2):56-67.
A Programação da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) com o tema central A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID-19: que lições aprendemos?
A ABEn reafirma a importância da reflexão sobre o impacto da pandemia na sociedade brasileira e mundial e congrega esforços para propor uma reflexão profunda sobre o contexto atual e o futuro dos distintos cenários de atuação da Enfermagem.
A importância do trabalho da Enfermagem no enfretamento da pandemia da Covid-19 foi (e é) incontestável. Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão. Vivenciamos modificações nas formas de ensinar, gerenciar, pesquisar, cuidar e participar de movimentos políticos, associativos e sociais. Tais modificações devem ser debatidas, em especial, as respostas que construímos para os desafios e como poderemos, a partir das lições aprendidas, avançar para melhoria das condições da profissão no cenário da saúde. A pandemia da Covid-19 evidenciou que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário nos preparar, refletindo sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como: os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros. O tema da 83ª SBEn foi desenvolvido a partir dos seguintes eixos aglutinadores de debates, mobilizações e participação de profissionais e estudantes de enfermagem:
EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto
pandêmico.
EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?
Neste ano, os textos de apoio foram elaborados por associados da ABEn, representantes dos distintos departamentos e comissões, de modo a contribuir com a construção coletiva do debate.” (1)
A ABEn seção Pará realiza pela 3° vez a SEBEn com publicações de trabalhos científicos em anais. a edição contou com trabalhos submetidos nos dois eixos temáticos, os quais refletiram as lições aprendidas pela enfermagem no âmbito do ensino, assistência, gestão e prevenção da covid-19.
A reflexão teórica retroalimenta a prática, deixando como legado as lições aprendidas para norteiam o processo de trabalho da enfermagem em suas distintas dimensões.
1. Brasileira Enfermagem A DE, Acioli de Oliveira S, Regina Cubas M, Geral Sonia Maria Alves S, Vieira Cavalcante Carvalho I, Aparecida Barbosa D, et al. A ENFERMAGEM NO CONTEXTO PANDÊMICO PELA COVID-19: QUE LIÇÕES APRENDEMOS? CADERNO DE DICAS SUMÁRIO 83 a SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Lenilma Bento de Araújo Menezes.
DISPONÍVEL NO LINK: https://doity.com.br/83sbenabenpa2022/artigos
Comissão Organizadora
ABEn Pará
WILLIAM DIAS BORGES
Comissão Científica
EUDES JOSÉ BRAGA JUNIOR
LARISSA JHENIFER COSTA TAVARES
VALÉRIA PINTO RODRIGUES
abensecaopara@gmail.com
LINK DOS ANAIS DO I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA:
https://doity.com.br/anais/icopenfabenpa
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LINK DOS ANAIS 82ª SBEn ABEn PA: