MIRANDA, Laura Caroline de Sena (AUTOR)¹
PAZ, Màrcia Geovanna Araújo (AUTOR)²
SOEIRO, Jordan da Silva (AUTOR)³
SENA, Fabio Pacheco (AUTOR) ?
BOULHOSA, Margarete Feio (ORIENTADOR)?
INTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial de Saúde¹ em dezembro de 2019, iniciou-se na China um surto de COVID-19, doença infecciosa causada pelo SARS-CoV-2, o qual possui uma alta taxa de transmissão, que se disseminou rapidamente em várias regiões do mundo, assim configurando uma pandemia. Neste contexto pandêmico gerou-se não apenas uma emergência na saúde pública, mas também gerou impactos nos cenários da economia e educação. Mediante isso, para contenção da propagação do vírus, instituiu-se o protocolo de distanciamento social, assim as Instituições de Ensino Superior tiveram que adaptar as suas atividades acadêmicas, inclusive no que refere às atividades de pesquisa e extensão². A pesquisa universitária possui caráter social, educativo, científico, cultural e tecnológico, que tem o poder de impactar diretamente nas esferas da sociedade e com a Pandemia esse segmento teve inúmeras adversidades dentre elas a coleta de dados, que é um grande elemento utilizado para subsidiar as evidências científicas, o que acarretou em grandes impactos para o desenvolvimento do conhecimento científico. OBJETIVO: Relatar a experiência dos acadêmicos de Enfermagem na coleta de dados sobre o autocuidado dos hipertensos durante a pandemia do covid-19. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicos da Universidade Estadual do Pará, por meio do Projeto de Iniciação Científica desenvolvido no Centro Saúde Escola no município de Belém, Estado do Pará, Brasil, o qual é realizado nos serviços da Atenção Básica em Saúde, e que atende aos usuários cadastrados no Programa HIPERDIA. O seguinte trabalho se deu mediante a coleta de dados, o qual objetivou realizar o levantamento dos conhecimentos e saberes acerca do autocuidado? durante a Pandemia de 60 idosos do programa HIPERDIA cadastrados no CSE. Inclui-se na pesquisa usuários na faixa etária de 60 a 80 anos, regularmente matriculados no serviço de saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado, onde as entrevistas ocorreram em dois turnos diários, durante o período de 2 meses. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a coleta de dados foi possível entrevistar apenas de 3 idosos em um período de 2 meses, devido a evasão dos usuários que se deu pela falta de atendimento médico no programa HIPERDIA, acarretando na dificuldade em realizar uma abordagem efetiva com o público alvo da pesquisa?, além de apresentar agravantes para os desafios que os hipertensos possuem em seu tratamento. Nesse sentido, é válido pontuar que a pandemia da COVID-19 afetou a vida de diversos usuários do Sistema Único de Saúde, principalmente pela redução do número de profissionais atuantes e consequentemente, dificultou o levantamento de dados para pesquisa científica. CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O referido relato de experiência, contribuiu de maneira indispensável para a enfermagem nesse período pandêmico, pois possibilitou ter uma visão ampla acerca dos empecilhos fomentados pela pandemia do covid-19, dentre esses, a evasão de muitos usuários do programa HIPERDIA do CSE Belém-PA. Ademais, no que tange ao autocuidado dos hipertensos, há empecilhos como a morosidade do atendimento, intensificado no decorrer da pandemia. Evidenciando a necessidade de implementação de ações minimizadoras para tais problemáticas.
Referências:
1 - World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19). Geneva: WHO, 2020.
2 - Arruda EP. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. Revista Educação à Distância. 2020. 7 (1):257-275.
3 - Araújo GSB, Mota IAV, Silva JD, Aoyama EA, Souza RAG. et al. Hipertensão Arterial Sistêmica: problema de saúde pública nos dias atuais. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde. 10 de abril de 2019. 1 (1): 39-43.
4 - Melo CB. et tal. A extensão universitária no Brasil e seus desafios durante a pandemia da Covid-19. Research Society and Development. 2021. 10 (3): 12103 - 12991.
5 - Proetti, S. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: Um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumem. 15 de agosto 2017. 2 (4): 1-23.
¹ Ensino Superior. Acadêmica de Enfermagem. UEPA. lauracarolinedesena@gmail.com.
² Ensino Superior. Acadêmica de Enfermagem. UEPA.
³ Ensino Superior. Acadêmico de Enfermagem. UEPA.
? Ensino Superior. Acadêmico de Enfermagem. UEPA.
? Doutorado. Enfermeira. UEPA.
A Programação da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) com o tema central A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID-19: que lições aprendemos?
A ABEn reafirma a importância da reflexão sobre o impacto da pandemia na sociedade brasileira e mundial e congrega esforços para propor uma reflexão profunda sobre o contexto atual e o futuro dos distintos cenários de atuação da Enfermagem.
A importância do trabalho da Enfermagem no enfretamento da pandemia da Covid-19 foi (e é) incontestável. Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão. Vivenciamos modificações nas formas de ensinar, gerenciar, pesquisar, cuidar e participar de movimentos políticos, associativos e sociais. Tais modificações devem ser debatidas, em especial, as respostas que construímos para os desafios e como poderemos, a partir das lições aprendidas, avançar para melhoria das condições da profissão no cenário da saúde. A pandemia da Covid-19 evidenciou que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário nos preparar, refletindo sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como: os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros. O tema da 83ª SBEn foi desenvolvido a partir dos seguintes eixos aglutinadores de debates, mobilizações e participação de profissionais e estudantes de enfermagem:
EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto
pandêmico.
EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?
Neste ano, os textos de apoio foram elaborados por associados da ABEn, representantes dos distintos departamentos e comissões, de modo a contribuir com a construção coletiva do debate.” (1)
A ABEn seção Pará realiza pela 3° vez a SEBEn com publicações de trabalhos científicos em anais. a edição contou com trabalhos submetidos nos dois eixos temáticos, os quais refletiram as lições aprendidas pela enfermagem no âmbito do ensino, assistência, gestão e prevenção da covid-19.
A reflexão teórica retroalimenta a prática, deixando como legado as lições aprendidas para norteiam o processo de trabalho da enfermagem em suas distintas dimensões.
1. Brasileira Enfermagem A DE, Acioli de Oliveira S, Regina Cubas M, Geral Sonia Maria Alves S, Vieira Cavalcante Carvalho I, Aparecida Barbosa D, et al. A ENFERMAGEM NO CONTEXTO PANDÊMICO PELA COVID-19: QUE LIÇÕES APRENDEMOS? CADERNO DE DICAS SUMÁRIO 83 a SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM Lenilma Bento de Araújo Menezes.
DISPONÍVEL NO LINK: https://doity.com.br/83sbenabenpa2022/artigos
Comissão Organizadora
ABEn Pará
WILLIAM DIAS BORGES
Comissão Científica
EUDES JOSÉ BRAGA JUNIOR
LARISSA JHENIFER COSTA TAVARES
VALÉRIA PINTO RODRIGUES
abensecaopara@gmail.com
LINK DOS ANAIS DO I COPENF/ 80ª SBEn / I SEAPS) - ABEn PA:
https://doity.com.br/anais/icopenfabenpa
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LINK DOS ANAIS 82ª SBEn ABEn PA: