RESÍDUOS DE SAÚDE E LOGÍSTICA REVERSA: ESTUDO LEXICOGRÁFICO COM FOCO NO ODS 12

  • Autor
  • Simone Daria Assunção Vasconcelos Galdino
  • Co-autores
  • Gleyce Pinto Girard , Flávia ThaianeAzevedo da Encarnação , Cecília Carvalho da Silva , Hélio Raymundo Ferreira Filho
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são todos os resíduos resultantes das atividades exercidas por serviços de saúde. A Logística Reversa (LR), definida pela Lei nº 12.305/2010, consiste no retorno dos resíduos ao seu local de origem, visando o reaproveitamento ou o descarte ambientalmente adequado. A crescente geração de RSS impõe desafios à sustentabilidade, demandando estratégias eficazes de gestão, entre as quais se destaca a LR, alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (ODS 12), que promove práticas de consumo e produção responsáveis. OBJETIVO: Reaizar análise lexicográfica, por meio do software IRAMUTEQ, da produção científica sobre RSS e LR, com foco no ODS 12. MÉTODO: Abordagem qualitativa com base em 19 estudos, recorte 2018 a 2022, base de dados SCOPUS, pubmed e BVS, e com uso do software Iramuteq. RESULTADOS: A análise lexicográfica de 19 textos, 1.082 segmentos, com 87,62% de aproveitamento, destacou os termos “descarte”, “medicamento”, “reciclagem”, “sustentabilidade” e “impacto ambiental”. Os resultados apontam riscos à saúde pública e ao meio ambiente devido ao descarte inadequado de medicamentos, reforçando a importância de práticas sustentáveis, como a reciclagem e LR, alinhadas à Meta 12.4 dos ODS. Observa-se lacuna quanto a outros RSS, como do grupo D. Ressalta-se o papel estratégico da enfermagem na gestão sustentável dos RSS.CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a adoção da LR na gestão de RSS  favorece uma gestão mais eficiente e ambientalmente responsável, alinhada ao ODS 12 e a promoção da sustentabilidade. Portando, é fundamental que os serviços de saúde desenvolvam práticas assistenciais orientadas por uma perspectiva sustentável e contribuam com as metas Globais. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O estudo reforça a responsabilidade da enfermagem frente a crise climática global, fortalecendo o papel da profissão na preservação da saúde planetária e na mitigação dos impactos ambientais.

     

  • Palavras-chave
  • ResíduosdeServiçosdeSaúde, LogísticaReversa, DesenvolvimentoSustentável.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 6. Impactos das mudanças climáticas e ambientais e as ações da enfermagem.
Voltar Download

Editorial

Saúde Planetária: desafios e atuação crítica da Enfermagem reflexões amazônidas

“Gaia, Gaia, tudo está vivo
tudo respira, eu e você
Gaia, Gaia, tudo está vivo
tudo respira, eu e você”

Música: Gaia. Autor: Nilson Chaves

 

A saúde do planeta tornou-se uma pauta urgente e transversal, exigindo da enfermagem uma atuação crítica, ética e transformadora. A interdependência entre os sistemas ecológicos e sociais demanda práticas de cuidado que ultrapassem os limites tradicionais da assistência, incorporando dimensões ambientais, políticas e educativas.

Nesse contexto, a 86.ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), adotou como tema central “Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem”, reafirmando o compromisso da profissão com a preservação da vida em todas as suas formas[1], assim como o uso consciente dos recursos inanimados.

Em relação aos três primeiros eixos — práticas em enfermagem que promovem a saúde do planeta, educação transformadora e mudanças no mundo do trabalho — foram definidos nacionalmente pelo Grupo de Trabalho da ABEn e estão alinhados ao Caderno de Dicas da 86.ª SBEn2. Os demais eixos foram construídos localmente, com destaque para os prêmios instituídos pela Seção Pará:

  • Prêmio Wanda de Aguiar Horta, voltado aos trabalhos que refletem o Processo de Enfermagem (instituído em 2019);
  • Prêmio Elizabeth Teixeira, para produções sobre desenvolvimento de Tecnologias Educativas em saúde e enfermagem (instituído nesta edição);
  • Prêmio Nazaré Athayde, dedicado aos estudos sobre boas práticas na Imunização e imunobiológicos (instituído nesta edição).

Neste contexto, os Anais de Eventos da ABEn PA, em seu 7.º volume, registram a potência da adesão a esta importante pauta. Assim, foram submetidos 213 trabalhos, avaliados às cegas, dos quais 205 foram aprovados, organizados em sete eixos temáticos que dialogam com os desafios contemporâneos da saúde planetária e com os princípios da educação transformadora [1,2].

Destaca-se o expressivo número de trabalhos que abordaram a educação transformadora como caminho para a preservação da vida, seguido por produções que evidenciam as práticas em enfermagem nos múltiplos cenários de atuação que promovem a saúde do planeta (Tabela 1). Esses dados revelam o engajamento da categoria com a formação crítica e com o cuidado ampliado, em consonância com os princípios da saúde coletiva e da sustentabilidade[3]. Outro aspecto a se destacar é a participação e produção de estudos de acadêmicos pertencentes a povos e comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, refletindo sobre diversos aspectos atinentes aos seus contextos vivenciais sobre educação e saúde.

 

Tabela 1 – Trabalhos aprovados na 86ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) da ABEn PA e constantes no volume 7 dos Anais de Eventos da ABEn PA

Eixos Temáticos

Número de trabalhos publicados

1. Práticas em enfermagem nos múltiplos cenários de atuação que promovem a saúde do planeta

46

2. Educação transformadora como caminho para a preservação da vida nas suas diversas formas

59

3. As mudanças no mundo do trabalho e seus impactos na sobrevivência planetária

01

4. Processo de Enfermagem, Teorias, Gestão/ Organização dos serviços de saúde

29

5. Imunização/ Vacinas e Imunobiológicos

21

6. Impactos das mudanças climáticas e ambientais e as ações da enfermagem

30

7. Desenvolvimento de tecnologias para o cuidado em saúde e enfermagem

27

 

No que tange ao processo de avaliação adotado, este permitiu aos autores aprimorar seus trabalhos a partir das sugestões dos pareceristas, o que contribuiu para o baixo índice de rejeição. Outro diferencial foi a possibilidade de escolha, no momento da submissão, entre apresentação oral ou publicação direta nos Anais, ampliando a diversidade de participação e valorizando a produção científica regional.

Portanto, este volume dos Anais é mais que um registro técnico-científico: é um testemunho local da força da enfermagem para enfrentar os desafios da saúde planetária com criatividade, ciência e compromisso social. Espera-se que as reflexões aqui reunidas inspirem novas práticas, pesquisas e políticas públicas, reafirmando a enfermagem como protagonista na construção de um mundo mais justo, saudável e sustentável.

Desta maneira, agradecemos a todos os autores, avaliadores, instituições parceiras, participantes, diretoria e comissão organizadora, que tornaram este evento possível e enriqueceram as publicações dos Anais de Eventos da ABEn PA. 

Por fim, aproveitem a leitura e aguardamos sua contribuição nos espaços científicos da ABEn, para que juntos possamos refletir e agir pela saúde do planeta.

 

William Dias Borges

Vice-presidente da ABEn PA/ Editor Chefe dos Anais de Eventos da ABEn PA

 

Ilma Pastana Ferreira

Presidente da ABEn PA

 

 


Referências

  1. Silva JFS. Saúde planetária: desafios e ação crítica da enfermagem. Rev Bras Enferm. 2025;78(1):1–3. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/392878345
  2. Associação Brasileira de Enfermagem. Caderno de Dicas da 86.ª Semana Brasileira de Enfermagem. Brasília: ABEn Nacional; 2025. Disponível em: https://abennacional.org.br
  3. Backes DS, Erdmann AL, Backes MTS, Zamberlan C, Büscher A, Ferreira CL. Inseparabilidade entre saúde pública, saúde planetária e processo de enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2024;58:e20240012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/ynN95s8yMmyFhZxtxk6r9fR

 

 

 

 

Citation

BORGES, W., & FERREIRA, I. P. (2025). Anais de Eventos da ABEn PA. 86.ª Semana Brasileira de Enfermagem (86.ª SBEn) - ABEn PA. Anais De Eventos Da Aben PA, 7. https://doi.org/10.5281/zenodo.17132471

  • 1. Práticas em enfermagem nos múltiplos cenários de atuação que promovem a saúde do planeta.
  • 2. Educação transformadora como caminho para preservação da vida nas suas diversas formas.
  • 3. As mudanças no mundo do trabalho e seus impactos na sobrevivência planetária.
  • 4. Processo de Enfermagem, Teorias, Gestão/ Organização dos serviços de saúde.
  • 5. Imunização/ Vacinas e Imunobiológicos.
  • 6. Impactos das mudanças climáticas e ambientais e as ações da enfermagem.
  • 7. Desenvolvimento de Tecnologias para o cuidado em saúde e enfermagem.

Comissão Organizadora da 86.ª SBEn ABEn PA:

Presidente da 86ª SBEn ABEn PA - Elizabeth Teixeira

Coordenador da Comissão Científica - William Borges.

Marcos Dias e avaliadores ad hoc.

Comissão de Temas

Daiane Fernandes

Victor Viana

Coordenadora de Comunicação e Mídias - Nádile Castro.

Equipe: Denival Melo, Emíly Alves e Alessandra Queiroz

Coordenadora Secretaria e Infraestrutura - Juliana Garcez. Equipe: Elyade Camacho e Conceição Chagas.

Coordenadora de Monitoria: Ingrid Magali e Núria Ferreira.

Coordenadora da Comissão de Arrecadação e Finanças: Maria de Belém Sozinho

Coordenador da Comissão da Feira Científica, Tecnológica e Social: Tiago Nogueira

___________________

Consultores ad hoc

Alexandre Aguiar Pereira

Aline Macedo de Queiroz

Átila Augusto Cordeiro Pereira

Breno Augusto Silva Duarte

Daiane de Souza Fernandes

Erlon Gabriel Rego de Andrade

Felipe Costa Soares

Flávia Renata Neves Costa

Gesiany Miranda Farias

Haroldo Gonçalves de Jesus

Inara Mariela da Silva Cavalcante

Juliana Pereira Pinto Cordeiro

Letícia Lima Oliveira

Marcio Yrochy Saldanha dos Santos

Maria Izabel Penha de Oliveira Santos

Maria Yasmin da Silva Moia

Nyvia Cristina dos Santos Lima

Pâmela Correia Castro

Raíssa Moura de Almeida

Thamyris Abreu Marinho Rodrigues

Tiago Nazareno Coutinho Nogueira

Wanderson Santiago de Azevedo Junior

William Dias Borges

 

___________________

Diretoria da ABEn Seção Pará

Presidente:Ilma Pastana
Vice-presidente: William Borges
Secretária Geral: Elyade Camacho
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos
Diretora do Centro de Educação: Ingrid Magali
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: Juliana Garcez
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Elizabeth Teixeira
Diretoria de Comunicação e Publicações: Nádile Castro

Secretária administrativa: Conceição Chagas

Instagram @abenpa

Facebook @abenpara

e-mail: abensecaopara@gmail.com

Editor Chefe:

William Dias Borges

Autor Coorporativo: 

Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará (ABEn PA)

Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação da 84ª SBEn.

Presidente:Ilma Pastana
Vice-presidente: William Borges
Secretária Geral: Elyade Camacho
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos
Diretora do Centro de Educação: Ingrid Magali
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: Juliana Garcez
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Elizabeth Teixeira
Diretoria de Comunicação e Publicações: Nádile Castro

Editores associados:

Ilma Pastana
Elyade Camacho
Maria de Belém Ramos
Ingrid Magali
Juliana Garcez
Elizabeth Teixeira
Nádile Castro

Processo de análise: Por pares e às cegas.

Idiomas de publicação: português.

Periodicidade de publicação: Anual

Secretária administrativa: Conceição Chagas

Logradouro:  Tv. Humaitá, 2205 - Marco, Belém - PA/ BR, 66093-110. 

 

Anais de Eventos da ABEn PA. Vol. 1 2019

________________________________

Anais de Eventos da ABEn PA. Vol. 2 2020

________________________________

Anais de Eventos da ABEn PA. Vol. 2021

________________________________

Anais de Eventos da ABEn PA. Vol. 4 2022

________________________________

Anais de Eventos da ABEn PA. Vol. 5 2023

________________________________

Anais de Eventos da ABEn PA. Vol. 6 2024