INTRODUÇÃO: A construção de projetos de extensão em territórios quilombolas demanda sensibilidade sociocultural e respeito às formas de organização comunitária. A participação direta de sujeitos quilombolas na condução dessas ações fortalece a autonomia territorial, promove o reconhecimento de saberes ancestrais e tensiona práticas acadêmicas colonizadoras1,2. OBJETIVO: Relatar a condução de visita técnica por uma estudante quilombola na implementação de um projeto de extensão atrelado ao Ministério da Igualdade Racial em território quilombola, destacando os aspectos de protagonismo, escuta comunitária e articulação intercultural. MÉTODO: Relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado a partir da vivência de uma estudante quilombola de enfermagem, integrante da equipe extensionista. A visita técnica ocorreu em abril de 2025, em um território no Estado do Pará, com o intuito de apresentar o projeto, estabelecer vínculos com lideranças locais e mapear necessidades e potencialidades do território. Foram utilizados registros em diário de campo para a sistematização da experiência. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Foi conduzida por uma estudante quilombola de enfermagem, o que conferiu à atividade uma dimensão política e pedagógica de re(existência). A presença de uma pessoa do próprio território como mediadora da ação extensionista fortaleceu a confiança entre a comunidade e a equipe universitária, rompendo com lógicas históricas de intervenção externa e verticalizada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A condução da visita por uma quilombola possibilitou uma mediação intercultural qualificada, favorecendo o planejamento de um projeto que respeita as especificidades territoriais, culturais e políticas da comunidade. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A condução fortalece a prática de liderança e comunicação, além da sensibilidade a práticas locais, contribuindo para a formação.
Editorial
Saúde Planetária: desafios e atuação crítica da Enfermagem reflexões amazônidas
“Gaia, Gaia, tudo está vivo
tudo respira, eu e você
Gaia, Gaia, tudo está vivo
tudo respira, eu e você”
Música: Gaia. Autor: Nilson Chaves
A saúde do planeta tornou-se uma pauta urgente e transversal, exigindo da enfermagem uma atuação crítica, ética e transformadora. A interdependência entre os sistemas ecológicos e sociais demanda práticas de cuidado que ultrapassem os limites tradicionais da assistência, incorporando dimensões ambientais, políticas e educativas.
Nesse contexto, a 86.ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), adotou como tema central “Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem”, reafirmando o compromisso da profissão com a preservação da vida em todas as suas formas[1], assim como o uso consciente dos recursos inanimados.
Em relação aos três primeiros eixos — práticas em enfermagem que promovem a saúde do planeta, educação transformadora e mudanças no mundo do trabalho — foram definidos nacionalmente pelo Grupo de Trabalho da ABEn e estão alinhados ao Caderno de Dicas da 86.ª SBEn2. Os demais eixos foram construídos localmente, com destaque para os prêmios instituídos pela Seção Pará:
Neste contexto, os Anais de Eventos da ABEn PA, em seu 7.º volume, registram a potência da adesão a esta importante pauta. Assim, foram submetidos 213 trabalhos, avaliados às cegas, dos quais 205 foram aprovados, organizados em sete eixos temáticos que dialogam com os desafios contemporâneos da saúde planetária e com os princípios da educação transformadora [1,2].
Destaca-se o expressivo número de trabalhos que abordaram a educação transformadora como caminho para a preservação da vida, seguido por produções que evidenciam as práticas em enfermagem nos múltiplos cenários de atuação que promovem a saúde do planeta (Tabela 1). Esses dados revelam o engajamento da categoria com a formação crítica e com o cuidado ampliado, em consonância com os princípios da saúde coletiva e da sustentabilidade[3]. Outro aspecto a se destacar é a participação e produção de estudos de acadêmicos pertencentes a povos e comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, refletindo sobre diversos aspectos atinentes aos seus contextos vivenciais sobre educação e saúde.
Tabela 1 – Trabalhos aprovados na 86ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) da ABEn PA e constantes no volume 7 dos Anais de Eventos da ABEn PA |
|
Eixos Temáticos |
Número de trabalhos publicados |
1. Práticas em enfermagem nos múltiplos cenários de atuação que promovem a saúde do planeta |
46 |
2. Educação transformadora como caminho para a preservação da vida nas suas diversas formas |
59 |
3. As mudanças no mundo do trabalho e seus impactos na sobrevivência planetária |
01 |
4. Processo de Enfermagem, Teorias, Gestão/ Organização dos serviços de saúde |
29 |
5. Imunização/ Vacinas e Imunobiológicos |
21 |
6. Impactos das mudanças climáticas e ambientais e as ações da enfermagem |
30 |
7. Desenvolvimento de tecnologias para o cuidado em saúde e enfermagem |
27 |
No que tange ao processo de avaliação adotado, este permitiu aos autores aprimorar seus trabalhos a partir das sugestões dos pareceristas, o que contribuiu para o baixo índice de rejeição. Outro diferencial foi a possibilidade de escolha, no momento da submissão, entre apresentação oral ou publicação direta nos Anais, ampliando a diversidade de participação e valorizando a produção científica regional.
Portanto, este volume dos Anais é mais que um registro técnico-científico: é um testemunho local da força da enfermagem para enfrentar os desafios da saúde planetária com criatividade, ciência e compromisso social. Espera-se que as reflexões aqui reunidas inspirem novas práticas, pesquisas e políticas públicas, reafirmando a enfermagem como protagonista na construção de um mundo mais justo, saudável e sustentável.
Desta maneira, agradecemos a todos os autores, avaliadores, instituições parceiras, participantes, diretoria e comissão organizadora, que tornaram este evento possível e enriqueceram as publicações dos Anais de Eventos da ABEn PA.
Por fim, aproveitem a leitura e aguardamos sua contribuição nos espaços científicos da ABEn, para que juntos possamos refletir e agir pela saúde do planeta.
William Dias Borges
Vice-presidente da ABEn PA/ Editor Chefe dos Anais de Eventos da ABEn PA
Ilma Pastana Ferreira
Presidente da ABEn PA
Referências
BORGES, W., & FERREIRA, I. P. (2025). Anais de Eventos da ABEn PA. 86.ª Semana Brasileira de Enfermagem (86.ª SBEn) - ABEn PA. Anais De Eventos Da Aben PA, 7. https://doi.org/10.5281/zenodo.17132471
Vide: Normas 86ª SBEn ABEn PA
Comissão Organizadora da 86.ª SBEn ABEn PA:
Presidente da 86ª SBEn ABEn PA - Elizabeth Teixeira
Coordenador da Comissão Científica - William Borges.
Marcos Dias e avaliadores ad hoc.
Comissão de Temas
Daiane Fernandes
Victor Viana
Coordenadora de Comunicação e Mídias - Nádile Castro.
Equipe: Denival Melo, Emíly Alves e Alessandra Queiroz
Coordenadora Secretaria e Infraestrutura - Juliana Garcez. Equipe: Elyade Camacho e Conceição Chagas.
Coordenadora de Monitoria: Ingrid Magali e Núria Ferreira.
Coordenadora da Comissão de Arrecadação e Finanças: Maria de Belém Sozinho
Coordenador da Comissão da Feira Científica, Tecnológica e Social: Tiago Nogueira
___________________
Consultores ad hoc
Alexandre Aguiar Pereira |
Aline Macedo de Queiroz |
Átila Augusto Cordeiro Pereira |
Breno Augusto Silva Duarte |
Daiane de Souza Fernandes |
Erlon Gabriel Rego de Andrade |
Felipe Costa Soares |
Flávia Renata Neves Costa |
Gesiany Miranda Farias |
Haroldo Gonçalves de Jesus |
Inara Mariela da Silva Cavalcante |
Juliana Pereira Pinto Cordeiro |
Letícia Lima Oliveira |
Marcio Yrochy Saldanha dos Santos |
Maria Izabel Penha de Oliveira Santos |
Maria Yasmin da Silva Moia |
Nyvia Cristina dos Santos Lima |
Pâmela Correia Castro |
Raíssa Moura de Almeida |
Thamyris Abreu Marinho Rodrigues |
Tiago Nazareno Coutinho Nogueira |
Wanderson Santiago de Azevedo Junior |
William Dias Borges |
___________________
Diretoria da ABEn Seção Pará
Presidente:Ilma Pastana
Vice-presidente: William Borges
Secretária Geral: Elyade Camacho
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos
Diretora do Centro de Educação: Ingrid Magali
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: Juliana Garcez
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Elizabeth Teixeira
Diretoria de Comunicação e Publicações: Nádile Castro
Secretária administrativa: Conceição Chagas
Instagram @abenpa
Facebook @abenpara
e-mail: abensecaopara@gmail.com
Editor Chefe:
William Dias Borges
Autor Coorporativo:
Associação Brasileira de Enfermagem seção Pará (ABEn PA)
Diretoria da ABEn Seção Pará e Equipe de Coordenação da 84ª SBEn.
Presidente:Ilma Pastana
Vice-presidente: William Borges
Secretária Geral: Elyade Camacho
Diretora Financeira: Maria de Belém Ramos
Diretora do Centro de Educação: Ingrid Magali
Diretor do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais e do Trabalho da Enfermagem: Juliana Garcez
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa de Enfermagem: Elizabeth Teixeira
Diretoria de Comunicação e Publicações: Nádile Castro
Editores associados:
Ilma Pastana
Elyade Camacho
Maria de Belém Ramos
Ingrid Magali
Juliana Garcez
Elizabeth Teixeira
Nádile Castro
Processo de análise: Por pares e às cegas.
Idiomas de publicação: português.
Periodicidade de publicação: Anual
Secretária administrativa: Conceição Chagas
Logradouro: Tv. Humaitá, 2205 - Marco, Belém - PA/ BR, 66093-110.
Anais de Eventos da ABEn PA. Vol. 1 2019
________________________________
Anais de Eventos da ABEn PA. Vol. 2 2020
________________________________
Anais de Eventos da ABEn PA. Vol. 3 2021
________________________________
Anais de Eventos da ABEn PA. Vol. 4 2022
________________________________
Anais de Eventos da ABEn PA. Vol. 5 2023
________________________________