O desenvolvimento socioemocional na Educação Infantil emerge como uma temática de crescente relevância, desempenhando um papel crucial no processo educacional das crianças. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a integração bem-sucedida do desenvolvimento socioemocional na Educação Infantil. O estudo adota uma abordagem qualificada como pesquisa qualitativa e destaca as metodologias centradas no respeito às emoções e ao tempo individual pode efetivamente equilibrar o desenvolvimento psicoafetivo e acadêmico das crianças. A conclusão sublinha a complexidade do desafio e enfatiza a necessidade de sensibilidade, adaptação e colaboração entre educadores, pais e comunidade para criar um ambiente educativo saudável e estimulante.
Comissão Organizadora
Andre Cortucci
Marcia Regina Vazzoler
Comissão Científica
Guilherme Vazzoler Rigolin
AGUSTINHO MENEGAZZI BRAGA
Sebastiana de Fátima Gomes
ELIANE MORAIS DE JESUS MANI
FERNANDA SEROTINI GORDONO
FERNANDO MONTES LOPES
GUILHERME FERNANDO DA SILVA MURO
IDINEI FRANCISCO PIRES DE CARVALHO FILHO
LÚCIA HELENA ARAVÉCHIA DE OLIVEIRA
LUCIANE BERGAMO MENEZES FAVINHA
MARCIO CRISTIANO ANDRADE
Renata Biem Henrique
WESLEY JOSÉ DOS SANTOS
LUCIANA AMARO
NÚBIA HELOISA DORCE MARIA
Vinicius Canaes
Vinicius Iuri de Meneze
LIDIANE PATRICIA DE SOUZA
MARTA REGINA GARCIA CAFEO