Este artigo aborda a inclusão escolar e o papel crucial dos professores monitores. A inclusão envolve a adaptação de práticas pedagógicas para atender às diversas necessidades dos alunos. A legislação brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, orienta a promoção da inclusão educacional. Professores monitores atuam como mediadores, adaptando o currículo e oferecendo suporte emocional e social. Contudo, enfrentam desafios como a falta de recursos e capacitação. A formação adequada e o trabalho colaborativo são essenciais. Os impactos positivos incluem vínculos entre família e escola e o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.
Comissão Organizadora
Andre Cortucci
Marcia Regina Vazzoler
Comissão Científica
Guilherme Vazzoler Rigolin
AGUSTINHO MENEGAZZI BRAGA
Sebastiana de Fátima Gomes
ELIANE MORAIS DE JESUS MANI
FERNANDA SEROTINI GORDONO
FERNANDO MONTES LOPES
GUILHERME FERNANDO DA SILVA MURO
IDINEI FRANCISCO PIRES DE CARVALHO FILHO
LÚCIA HELENA ARAVÉCHIA DE OLIVEIRA
LUCIANE BERGAMO MENEZES FAVINHA
MARCIO CRISTIANO ANDRADE
Renata Biem Henrique
WESLEY JOSÉ DOS SANTOS
LUCIANA AMARO
NÚBIA HELOISA DORCE MARIA
Vinicius Canaes
Vinicius Iuri de Meneze
LIDIANE PATRICIA DE SOUZA
MARTA REGINA GARCIA CAFEO