O foco desta pesquisa consistiu em analisar o processo de ensino e aprendizagem com crianças da Educação Infantil, com Transtorno do Espectro Autista TEA mediante a análise de interações e ações pedagógicas. Considerando que a educação inclusiva é garantida pela legislação, a inclusão de maneira geral ainda é um caminho longo a ser percorrido, que já possui avanços, mas ainda é necessário que haja algumas intervenções na prática educativa, seja por meio de políticas públicas, formação e capacitação de professores, investimentos em infraestrutura, materiais pedagógicos e recursos. A inclusão de crianças com TEA no contexto das unidades escolares da Educação Infantil requer uma abordagem holística, baseada no entendimento das necessidades individuais, uso de estratégias inclusivas e valorização da diversidade. Ao promover a inclusão e o desenvolvimento pleno das crianças com TEA, as escolas contribuem para uma educação mais inclusiva, igualitária e preparatória para um mundo diversificado. Embora a inclusão de crianças com TEA traga desafios, também oferece oportunidades de aprendizado e crescimento para toda a comunidade escolar. A diversidade de experiências e perspectivas enriquece o ambiente educacional e prepara os alunos para uma sociedade inclusiva e empática.
Comissão Organizadora
Andre Cortucci
Marcia Regina Vazzoler
Comissão Científica
Guilherme Vazzoler Rigolin
AGUSTINHO MENEGAZZI BRAGA
Sebastiana de Fátima Gomes
ELIANE MORAIS DE JESUS MANI
FERNANDA SEROTINI GORDONO
FERNANDO MONTES LOPES
GUILHERME FERNANDO DA SILVA MURO
IDINEI FRANCISCO PIRES DE CARVALHO FILHO
LÚCIA HELENA ARAVÉCHIA DE OLIVEIRA
LUCIANE BERGAMO MENEZES FAVINHA
MARCIO CRISTIANO ANDRADE
Renata Biem Henrique
WESLEY JOSÉ DOS SANTOS
LUCIANA AMARO
NÚBIA HELOISA DORCE MARIA
Vinicius Canaes
Vinicius Iuri de Meneze
LIDIANE PATRICIA DE SOUZA
MARTA REGINA GARCIA CAFEO