A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

  • Autor
  • Juliana Cristina de Lima
  • Co-autores
  • Patrícia Moreira de Novaes
  • Resumo
  •  

    Este artigo discute a relevância do lúdico no contexto integrada. Considerando que é durante a infância que se inicia a vontade de brincar e que são as brincadeiras, com brinquedos, jogos ou músicas que possibilitam o mundo a fazer parte da realidade infantil proporcionando o desenvolvimento de inúmeras habilidades. O artigo aborda a importância do lúdico na educação infantil, ressaltando que as brincadeiras, jogos e músicas são essenciais para o desenvolvimento de habilidades na infância. Destaca-se a relevância do brincar no processo de ensino-aprendizagem, buscando formar indivíduos críticos e criativos através de atividades que estimulam a criatividade, autonomia na criança.

     INTRODUÇÃO

    Os anos iniciais da educação são fundamentais para o desenvolvimento global das crianças, pois é nessa fase que são construídas as bases para todo o percurso educacional. Nesse contexto, o lúdico surge como uma ferramenta pedagógica essencial, capaz de tornar o processo de aprendizagem mais atrativo, significativo e eficaz. Este artigo visa explorar os diversos aspectos da importância do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais, destacando seus benefícios e contribuições para uma educação de qualidade.

    A importância deste trabalho está em mostrar o quão importante é o brincar no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil e também revelar que as brincadeiras, os jogos e os brinquedos são parceiros e ferramentas que desafiam a criança possibilitando muitas descobertas. É papel da educação não trabalhar somente com as questões pedagógicas, mas sim buscando sempre formar pessoas críticas e criativas, que criem, descubram, inventem e que sejam capazes de construir conhecimentos. Pois, é assim que tornamos a aprendizagem significativa, prazerosa e atrativa, ampliando as atividades lúdicas, que são fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia.


     

     

  • Palavras-chave
  • Crianças, lúdico, aprendizagem, brincadeira.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pedagogia
Voltar Download
  • Administração
  • Pedagogia
  • Engenharias
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Biomedicina
  • Ciências Contábeis
  • Desempenho Humano
  • Design
  • Educação
  • Ergonomia e Segurança do Trabalho
  • Gestão
  • Recursos Humanos
  • Sistemas de Informação

Comissão Organizadora

Andre Cortucci
Marcia Regina Vazzoler

Comissão Científica

Guilherme Vazzoler Rigolin
AGUSTINHO MENEGAZZI BRAGA
Sebastiana de Fátima Gomes
ELIANE MORAIS DE JESUS MANI
FERNANDA SEROTINI GORDONO
FERNANDO MONTES LOPES
GUILHERME FERNANDO DA SILVA MURO
IDINEI FRANCISCO PIRES DE CARVALHO FILHO
LÚCIA HELENA ARAVÉCHIA DE OLIVEIRA
LUCIANE BERGAMO MENEZES FAVINHA
MARCIO CRISTIANO ANDRADE
Renata Biem Henrique
WESLEY JOSÉ DOS SANTOS
LUCIANA AMARO
NÚBIA HELOISA DORCE MARIA
Vinicius Canaes
Vinicius Iuri de Meneze
LIDIANE PATRICIA DE SOUZA
MARTA REGINA GARCIA CAFEO