jogos simbólicos na educação infantil: processos de aprendizagem no maternal

  • Autor
  • Francislaine cordeiro de Souza Oliveira
  • Co-autores
  • Marcilene Bandeira de Moura , Edilaine de oliveira lima
  • Resumo
  • O presente artigo tem como principal objetivo demonstrar os jogos simbólicos na educação infantil, especialmente no contexto do maternal, é promover o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo suas dimensões cognitivas, sociais, emocionais e linguísticas. Por meio dessas atividades lúdicas, busca-se proporcionar um ambiente estimulante e propício para que as crianças explorem sua criatividade, ampliem seus conhecimentos sobre o mundo ao seu redor, desenvolvam habilidades de comunicação e linguagem, fortaleçam suas relações interpessoais e aprendam a expressar e regular suas emoções de forma saudável. O objetivo é preparar as crianças para enfrentar os desafios do processo educativo e da vida em sociedade, promovendo um desenvolvimento holístico e equilibrado durante essa fase crucial de seu crescimento. A justificativa para a inclusão dos jogos simbólicos na educação infantil, especialmente no maternal, é baseada em uma compreensão profunda do desenvolvimento infantil e das necessidades específicas dessa faixa etária. Os jogos simbólicos são uma ferramenta poderosa para promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral das crianças, pois oferecem uma abordagem lúdica e envolvente que é altamente compatível com o modo como elas aprendem e se desenvolvem. Em primeiro lugar, os jogos simbólicos são consistentes com a natureza ativa e exploratória das crianças em idade pré-escolar. Elas têm uma forte tendência natural para o jogo imaginativo e gostam de representar papéis e situações do mundo ao seu redor. Portanto, ao incorporar jogos simbólicos no currículo do maternal, estamos alinhando as práticas educativas com as características e interesses das crianças, tornando o aprendizado mais relevante e significativo para elas.

  • Palavras-chave
  • Jogos Simbólicos, Ensino Aprendizagem, Desafios
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pedagogia
Voltar Download
  • Administração
  • Pedagogia
  • Engenharias
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Biomedicina
  • Ciências Contábeis
  • Desempenho Humano
  • Design
  • Educação
  • Ergonomia e Segurança do Trabalho
  • Gestão
  • Recursos Humanos
  • Sistemas de Informação

Comissão Organizadora

Andre Cortucci
Marcia Regina Vazzoler

Comissão Científica

Guilherme Vazzoler Rigolin
AGUSTINHO MENEGAZZI BRAGA
Sebastiana de Fátima Gomes
ELIANE MORAIS DE JESUS MANI
FERNANDA SEROTINI GORDONO
FERNANDO MONTES LOPES
GUILHERME FERNANDO DA SILVA MURO
IDINEI FRANCISCO PIRES DE CARVALHO FILHO
LÚCIA HELENA ARAVÉCHIA DE OLIVEIRA
LUCIANE BERGAMO MENEZES FAVINHA
MARCIO CRISTIANO ANDRADE
Renata Biem Henrique
WESLEY JOSÉ DOS SANTOS
LUCIANA AMARO
NÚBIA HELOISA DORCE MARIA
Vinicius Canaes
Vinicius Iuri de Meneze
LIDIANE PATRICIA DE SOUZA
MARTA REGINA GARCIA CAFEO