A relevância do Samba como manifestação tradutora de nossas múltiplas identidades culturais revela-se como uma das mais poderosas formas de preservação da memória coletiva e como um espaço social privilegiado para as leituras e interpretações do Brasil; o gênero possui, portanto, uma singularidade indiscutível em nossa cultura.
Tanto isso é verdade que, publicada no dia 5 de fevereiro de 2015 no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a Lei nº 15.690/2015 instituiu o Samba como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de SP. O Samba também foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade em 2005 pela UNESCO. Tamanha é a importância do Samba que anualmente é celebrado o “Dia Nacional do Samba” no dia 2 de dezembro.
O samba como fenômeno cultural de relevância insofismável, que ultrapassa as fronteiras do gênero musical e dança, para mostrar-se em ramificações muito mais amplas. (LOPES; SIMAS; 2015: pág. 86)
Apesar de grande tradição sambística das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, de seus grandes compositores e da considerável diversidade de rodas de Samba, bares e casas do gênero, há escassez de oferta de canais de comunicação que reflitam à altura o que o Samba representa para a cultura popular brasileira. Expandindo nacionalmente o olhar, o Brasil praticamente não oferece canais de comunicação que tratam sobre o gênero Samba, mesmo que não exclusivamente.
Neste contexto, surge a ideia de estudar o Samba em Rede, canal independente focado em um gênero musical estritamente brasileiro, o Samba; a pesquisa é pertinente e relevante já que se pretende constatar de que forma o canal contribui para a formação de público e dá visibilidade à produção cultural do Samba, contribuindo para a preservação da memória do gênero.
O objetivo do presente trabalho é analisar o site Samba em Rede e seus canais de comunicação (Facebook e Instagram). Ainda, a compreensão do efeito das mídias digitais e ferramentas de internet do objeto de pesquisa se faz pertinente na medida em que a plataforma cumpre de fato o papel de preservação da memória do Samba. O estudo também se dará a partir das representações identitárias no ambiente escolar.
No entrelaçamento de ideias e preceitos que transitam entre cultura popular brasileira, cibercultura, representações e cultura juvenil, buscamos explorar também como estudantes do ensino fundamental podem se relacionar com letras de Samba como aparato complementar pedagógico por parte dos docentes. Para tal, apresentaremos na entrega da dissertação os resultados da pesquisa de campo realizada na Escola Estadual Lasar Segall. No local, observamos durante dez semanas - entre abril e junho de 2019 - três grupos focais, sendo duas salas do nono ano na disciplina de Projeto de Vida e uma sala do sétimo ano da disciplina de Geografia.
O presente trabalho trata do aparato teórico do estudo de caso que vem sendo desenvolvido como dissertação de mestrado para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, sob orientação do Prof. Dr. André Chaves de Melo Silva. Os resultados da pesquisa serão efetivamente divulgados quando da defesa da dissertação.
A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.
O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os. Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.
Comissão Organizadora
Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra
Comissão Científica
Murilo César Ramos (UnB)
Rozinaldo Miani (UEL)
Jonas Valente (LaPCom/UnB)
Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)
Juliana Teixeira (UFPI)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)
Ivonete da Silva Lopes (UFV)