MODELOS DE NEGÓCIOS DO WEBJORNALISMO LOCAL. ANÁLISE DESCRITIVA DO WEBSITE RIACHÃO NET DE PICOS - PIAUÍ

  • Autor
  • Nícolas Barbosa
  • Resumo
  •  

    A mudança tecnológica ocasionada pela liberação da internet comercial representou um grande desafio para as empresas de jornalismo. O cenário que se apresenta é a chegada de diversos novos atores jornalísticos possibilitados pela redução das barreiras de entrada financeiras e legais que se misturam com um oligopólio global que concentra a distribuição de conteúdos (BOLAÑO, 2017). Entre esses novos sites, blogs, aplicativos, mídias sociais etc estão os webjornalísticos dedicados à cobertura local. São veículos que se dedicam a publicar notícias sobre pequenas cidades, bairros ou regiões de grandes municípios.

    Entender como esses veículos organizam seu modelo de negócios é importante porque eles representam, em geral, o único meio de informação da população de diversas cidades brasileiras. Apesar de muitas vezes seus proprietários e publicadores não terem formação superior ou técnica em jornalismo, é possível notar que esses meios de comunicação também são comodificados, ou seja, o produto jornalístico tem sua utilidade transformada em mercadoria e àquilo que pode render no mercado (MOSCO, 2016).

    O artigo busca observar esse processo de comodificação no site jornalístico Riachão Net. Este fica sediado na cidade de Picos, que é a terceira maior do estado do Piauí com cerca de 75 mil habitantes mas com um centro comercial e de serviços que atrai uma população flutuante que pode chegar a 200 mil pessoas.

    Para essa observação será feita uma análise crítica descritiva do site visando relacionar a descrição e o aporte teórico (DOURADO, 2008). Este parte do paradigma da Economia Política da Comunicação (EPC) com maior foco na EP do Jornalismo e na EP da Internet a partir de um viés crítico. A setorização é definida a partir da concepção da Escola Francesa de EPC que entende que há um funcionamento específico para cada segmento da comunicação compatibilizado com tecnologias, normas e modalidades de consumo envoltas e definidos pelas modalidades de valorização econômica dos produtos, as formas de concorrência e as modalidades de financiamento criando lógicas sociais e modelos de industrialização específicos (HERSCOVICI, 2008).

    A chamada lógica das redes é a que envolve um veículo como o Riachão Net. Nessa há um editor de programação utilizando uma rede de transporte e distribuição de conteúdos segmentados para o público que pode acessá-los de acordo com sua demanda. Em geral são remunerados por assinaturas e/ou publicidade (LOPES, 2017). Formato de remuneração semelhante ao do jornalismo que, no entanto, esteve entre as décadas de 1990 e 2000 bastante dependente de anúncios e que, com a perda de verbas para competidores como Google e Facebook, busca sobreviver recuperando assinantes (PICARD, 2010).

    A hipótese do artigo é que os proprietários do Riachão Net transformam o veículo em mercadoria se integrando às lógicas da indústria das redes. Por ser um site local, interagem modelos de produção, distribuição e remuneração mediados por atores globais e locais, sendo os primeiros centrais na distribuição e os segundos na remuneração.

     

  • Palavras-chave
  • economia política do jornalismo, webjornalismo local, modelos de negócios
  • Área Temática
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
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A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Jornada de Graduandos

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