A mudança tecnológica ocasionada pela liberação da internet comercial representou um grande desafio para as empresas de jornalismo. O cenário que se apresenta é a chegada de diversos novos atores jornalísticos possibilitados pela redução das barreiras de entrada financeiras e legais que se misturam com um oligopólio global que concentra a distribuição de conteúdos (BOLAÑO, 2017). Entre esses novos sites, blogs, aplicativos, mídias sociais etc estão os webjornalísticos dedicados à cobertura local. São veículos que se dedicam a publicar notícias sobre pequenas cidades, bairros ou regiões de grandes municípios.
Entender como esses veículos organizam seu modelo de negócios é importante porque eles representam, em geral, o único meio de informação da população de diversas cidades brasileiras. Apesar de muitas vezes seus proprietários e publicadores não terem formação superior ou técnica em jornalismo, é possível notar que esses meios de comunicação também são comodificados, ou seja, o produto jornalístico tem sua utilidade transformada em mercadoria e àquilo que pode render no mercado (MOSCO, 2016).
O artigo busca observar esse processo de comodificação no site jornalístico Riachão Net. Este fica sediado na cidade de Picos, que é a terceira maior do estado do Piauí com cerca de 75 mil habitantes mas com um centro comercial e de serviços que atrai uma população flutuante que pode chegar a 200 mil pessoas.
Para essa observação será feita uma análise crítica descritiva do site visando relacionar a descrição e o aporte teórico (DOURADO, 2008). Este parte do paradigma da Economia Política da Comunicação (EPC) com maior foco na EP do Jornalismo e na EP da Internet a partir de um viés crítico. A setorização é definida a partir da concepção da Escola Francesa de EPC que entende que há um funcionamento específico para cada segmento da comunicação compatibilizado com tecnologias, normas e modalidades de consumo envoltas e definidos pelas modalidades de valorização econômica dos produtos, as formas de concorrência e as modalidades de financiamento criando lógicas sociais e modelos de industrialização específicos (HERSCOVICI, 2008).
A chamada lógica das redes é a que envolve um veículo como o Riachão Net. Nessa há um editor de programação utilizando uma rede de transporte e distribuição de conteúdos segmentados para o público que pode acessá-los de acordo com sua demanda. Em geral são remunerados por assinaturas e/ou publicidade (LOPES, 2017). Formato de remuneração semelhante ao do jornalismo que, no entanto, esteve entre as décadas de 1990 e 2000 bastante dependente de anúncios e que, com a perda de verbas para competidores como Google e Facebook, busca sobreviver recuperando assinantes (PICARD, 2010).
A hipótese do artigo é que os proprietários do Riachão Net transformam o veículo em mercadoria se integrando às lógicas da indústria das redes. Por ser um site local, interagem modelos de produção, distribuição e remuneração mediados por atores globais e locais, sendo os primeiros centrais na distribuição e os segundos na remuneração.
A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.
O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os. Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.
Comissão Organizadora
Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra
Comissão Científica
Murilo César Ramos (UnB)
Rozinaldo Miani (UEL)
Jonas Valente (LaPCom/UnB)
Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)
Juliana Teixeira (UFPI)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)
Ivonete da Silva Lopes (UFV)