APROXIMAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE A ARQUIVOLOGIA CONTEMPORÂNEA E A PROPOSTA DE HUMANIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS HUMANAS DE FRANÇOIS DOSSE: UM NOVO OLHAR SOBRE A INFORMAÇÃO DE ARQUIVO

  • Autor
  • Ana Flávia Dias Zammataro
  • Co-autores
  • Ana Cristina de Albuquerque , Luciane de Fátima Beckman Cavalcante
  • Resumo
  •  

    As ideias expostas pelo historiador francês François Dosse (2018) no livro O império do sentido: a humanização das Ciências Humanas fornecem pano de fundo para as discussões que pretendemos desenvolver em nossa pesquisa. Na obra, Dosse (2018) discute a questão das mudanças de paradigmas nas pesquisas em Ciências Humanas, que fazem emergir um novo olhar sobre o campo e novas maneiras de se pensar o político e o social. Tais mudanças também puderam ser sentidas na Ciência da Informação e de modo mais específico na Arquivologia, sobretudo quando nos referimos à correntes teóricas mais recentes, que emergiram, principalmente, a partir do final da década de 1980. Diferente do que defende os autores da Arquivologia Clássica, entre eles Theodore R. Schellenberg (2006), as teorias arquivísticas da contemporaneidade pressupõe uma Arquivologia contextualizada, que confere aos arquivos um caráter social, dada a relevância que deve ter a determinado grupo. Justificamos o trabalho pela pertinência de se desenvolver uma pesquisa relacionada ao valor social dos arquivos (MATTOS; VIGNOLI, 2013) e à emergência da Arquivística como área do conhecimento humano, inserindo-a em questões do mundo contemporâneo e aproximando-a das Ciências Humanas. Diante do exposto, a questão norteadora do trabalho é: de que maneira se caracteriza a  informação social em um arquivo? Para tanto, o objetivo do presente trabalho é compreender de que maneira o contexto de rompimento de paradigmas unificadores que modificaram as pesquisas em Ciências Humanas se relaciona com os pressupostos epistemológicos das teorias arquivísticas mais recentes. Além de François Dosse (2018), autores clássicos da Ciência da Informação e da Arquivologia norteiam o trabalho. A leitura da obra de Dosse (2018) contribui para identificar a relação entre as Ciências Humanas e questões pertinentes à Arquivologia e à Ciência da Informação, além de elucidar a busca de referências que discutem os paradigmas da Ciência da Informação e as mudanças de abordagem na ciência Arquivística ao longo dos anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o levantamento do referencial teórico feito em bases de dados de periódicos da área e em repositórios de monografias, dissertações e teses. Além disso, foi feito um levantamento de livros que abordam temas correlatos aos que se pretende desenvolver na pesquisa. Como resultado, esperamos demonstrar de que maneira a questão das mudanças de paradigmas nas pesquisas em Ciências Humanas, apontadas por François Dosse, alcançaram as pesquisas em Ciência da Informação e na Arquivologia, conferindo à área uma perspectiva socializante e aos arquivos, um valor social. 

     

  • Palavras-chave
  • Ciências humanas, Ciência da Informação, Teorias arquivísticas, Arquivologia contemporânea, Informação de arquivo.
  • Área Temática
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
Voltar Download

A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Jornada de Graduandos

Comissão Organizadora

Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra

Comissão Científica

Murilo César Ramos (UnB)

Rozinaldo Miani (UEL)

Jonas Valente (LaPCom/UnB)

Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)

Juliana Teixeira (UFPI)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)

Ivonete da Silva Lopes (UFV)