GESTÃO DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS NO MUNICÍPIO DE ITAJUÍPE: análise e perspectivas para a gestão pública

  • Autor
  • Simone da Silva Santos
  • Co-autores
  • Marlúcia Mendes da Rocha
  • Resumo
  •  

    Com esta pesquisa, pretende-se analisar a gestão dos equipamentos culturais no município de Itajuípe, BA, após dez anos de vigência do Plano Nacional de Cultura, que expira neste ano de 2020, considerando a aplicabilidade das leis que regem a cultura no município e as leis federais que regem a gestão cultural no Brasil. A pesquisa em questão poderá contribuir para a avaliação das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Cultura do Município de Itajuípe, principalmente no que se refere à gestão dos equipamentos culturais sob sua tutela. Dentre estes, citamos o Memorial Adonias Filho, a Biblioteca Municipal, Casa da Cultura, Arquivo Público Municipal.

     Entende-se como fundamental que a Secretaria de Cultura seja a principal fomentadora de cultura no município, por fazer parte da administração municipal, além de fazer parte do Sistema Nacional de Cultura, mais uma prova de sua estruturação e poder de realização.  Para tanto, deve-se discutir se os equipamentos culturais do município de Itajuípe estão exercendo plenamente seu papel quanto à gestão, oferta de atividades culturais e atendimento à legislação cultural vigente, bem como se tais equipamentos culturais do município encontram-se em pleno funcionamento e à serviço do cidadão.

     Considerando a legislação vigente no âmbito Federal, com especial atenção ao Plano Nacional de Cultura, bem como as leis que criam e regem a gestão de equipamentos culturais no Município de Itajuípe, presume-se que os equipamentos culturais existentes no município de Itajuípe não estejam com suas atividades culturais adequadas ao que está previsto nas Leis municipais e federais que regem as políticas púbicas para o setor em nosso país.

    Sendo assim, a identificação e a análise das ações desenvolvidas por estes equipamentos culturais mostram-se essenciais para a verificação da efetividade da gestão cultural no município. Torna-se fundamental, ainda, analisar a estrutura de equipamentos culturais existentes no município de Itajuípe, além de identificar os equipamentos culturais em pleno funcionamento, apontar as estratégias de promoção cultural realizadas, ou em andamento, e caracterizar a situação do município quanto à adesão ao Sistema Nacional de Cultura e suas consequências no âmbito municipal. Para tanto, é imprescindível a pesquisa documental e análise bibliográfica dos instrumentos legais que regem a implantação do Plano Nacional de Cultura, do Sistema Municipal de Cultura e da Gestão de equipamentos culturais do município em questão.

    Com esta pesquisa espera-se obter um panorama das ações relativas à gestão dos equipamentos culturais, verificando o cumprimento da Lei do Sistema Nacional de Cultura e das leis municipais que instituem as prerrogativas para o funcionamento dos equipamentos culturais a serem analisados. Desde a promulgação da LEI Nº 12.343, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2010, que instituiu o Plano Nacional de Cultura – PNC e criou o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC, por uma vigência de dez anos, todo o país passou por transformações na área da cultura, com a possibilidade dos entes federativos (Distrito Federal, Estados e Municípios) aderirem ao PNC, ampliando, organizando e melhorando a gestão da cultura no Brasil.

    Desta forma, esta análise pode contribuir para o processo de adequação à legislação vigente e sua aplicabilidade no âmbito municipal, possibilitando uma melhor gestão dos equipamentos culturais existentes no município e, consequentemente, contribuindo para uma melhor fruição destes pela população local.

     

  • Palavras-chave
  • Gestão Cultural, Políticas públicas para a cultura, Legislação cultural.
  • Área Temática
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
Voltar Download

A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Jornada de Graduandos

Comissão Organizadora

Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra

Comissão Científica

Murilo César Ramos (UnB)

Rozinaldo Miani (UEL)

Jonas Valente (LaPCom/UnB)

Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)

Juliana Teixeira (UFPI)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)

Ivonete da Silva Lopes (UFV)