Participação social e políticas culturais: uma análise de três processos recentes

  • Autor
  • José Marcio Barros
  • Co-autores
  • Caroline Craveiro , José Oliveira Jr
  • Resumo
  •  

    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Observatório da Diversidade Cultural, com o apoio do CNPq, que teve como objetivo analisar a participação social na área da cultura nos níveis federal, estadual e municipal, buscando compreender suas lógicas, discursividades e efetividades. Buscamos compreender como se deu a participação social na construção de instrumentos/mecanismos centrais no modelo existente pelo menos até 2016, para a construção de políticas públicas de cultura no Brasil, em Minas Gerais e em Belo Horizonte. O trabalho empírico analisou três processos. A consulta virtual para a revisão das Metas do Plano Nacional de Cultura, iniciado em 2014 e realizado entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016; o segundo, o processo de construção do Plano Estadual de Cultura de Minas Gerais, realizado entre 2015 e 2017; e o terceiro, o processo de construção do Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte, realizado entre 2013 e 2015.  Nos três casos os mecanismos de participação ocorreram por diferentes meios e espaços, tanto de modo presencial como virtual. A pesquisa envolveu, além de revisão teórica e conceitual sobre a questão da participação social e construção de políticas públicas, com ênfase na perspectiva de Leonardo Avritzer, a análise documental de atas e relatórios produzidos nos três processos, além da realização de entrevistas com participantes do processo e análise de dados nas plataformas de e-participação.

    Se a questão da participação social é estudada de forma consistente em áreas como a saúde e  a educação, no campo da cultura, ainda são poucas as contribuições sobre como se dá e  quais os seus resultados. A pesquisa realizada pretendeu contribuir com a compreensão do complexo  desafio referente à  qualidade e efetividade dos mecanismos utilizados para a participação social; com a compreensão do perfil do engajamento social individual e coletivo nos processos; e com a compreensão da capacidade ou não de agendamento nas políticas públicas no período investigado. A análise aponta para uma dupla questão:  o imperativo na defesa dos mecanismos de participação social existentes no país e sustentados pela Constituição Brasileira, mas também a necessidade de se renovar, aprimorar e ampliar tais mecanismos. Tal inferência resulta das análises da participação nas instâncias de consulta e deliberação, tanto a partir de aspectos quantitativos (ou seja, a quantidade de cidadãos e cidadãs que participam desses processos) como também qualitativos (estes referentes à qualidade e à efetividade participativa e como esta participação se traduz em políticas públicas). Além do desafio de saber qual a qualidade e a efetividade destes processos de participação social, a reafirmação e renovação de tais modelos e práticas se mostra urgente pelo fato de que tais mecanismos se encontrarem apenas parcialmente institucionalizados, o que vem permitindo uma ação de esvaziamento e desmonte no atual governo brasileiro.

    .REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

     AVRITZER, L. Instituições participativas e desenho institucional: algumas considerações sobre a     variação da participação no Brasil democrático. In: Opinião Pública, Campinas, vol. 14, nº 1,  Junho, 2008, p.43-64

    AVRITZER, L. Participatory Institutions in Democratic Brazil. Baltimore: John Hopkins University Press, 2009.

    AVRITZER, L. A qualidade da democracia e a questão da efetividade da participação: mapeando o debate. In: Efetividade das instituições participativas no Brasil: estratégias de avaliação.   Org: Roberto Rocha C. Pires. Brasília: Ipea, 2011. v. 7, pp.13-25.

    AVRITZER, Leonardo. Experiências Nacionais de Participação Social. São Paulo: Cortez, 2009

    CALABRE, Lia (org). Políticas culturais: um campo de estudo. Rio de Janeiro: Editora Fundação Casa de Rui Barbosa, 2009. (Coleção FCRB. Aconteceu; 1).

    CALABRE, Lia (org). Políticas culturais: diálogos e tendências. Rio de Janeiro, Editora Fundação Casa de Rui Barbosa, 2010. (Coleção FCRB. Aconteceu; 11).

    CANEDO, et al. Políticas públicas de cultura: os mecanismos de participação social. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas (Org.) Políticas culturais no governo Lula. Salvador: EDUFBA, 2010, p.25-47.

    ZIMBRÃO DA SILVA, Adélia C. Políticas públicas culturais e mecanismos de democracia participativa. Anais do VI Congresso CONSAD de Gestão Pública, Brasília/DF, 16 à 18 abril de 2013.

    VARELLA, Guilherme. Plano Nacional de Cultura: direitos e políticas culturais no Brasil. ed. Rio de Janeiro: Azougue, 2014.

    WAMPLER, B. Que tipos de resultados devemos esperar das instituições participativas? In: Efetividade das instituições participativas no Brasil. Brasília: Ipea, 2012.

     

  • Palavras-chave
  • Participação social, Planos de Cultura, Políticas culturais, Brasil
  • Área Temática
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
Voltar Download

A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Jornada de Graduandos

Comissão Organizadora

Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra

Comissão Científica

Murilo César Ramos (UnB)

Rozinaldo Miani (UEL)

Jonas Valente (LaPCom/UnB)

Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)

Juliana Teixeira (UFPI)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)

Ivonete da Silva Lopes (UFV)