Jornal Nacional: uma análise da noticiabilidade da legislação brasileira

  • Autor
  • Karen Barboza Santarem Rodrigues
  • Resumo
  • “Jornal Nacional: uma análise da noticiabilidade da legislação midiática”, com coordenação e

    supervisão da Dra. Eula Cabral, tem o objetivo de mostrar como os temas de legislação da mídia

    brasileira foram noticiados pelo Jornal Nacional, programa televisivo jornalístico da Rede Globo de

    maior audiência do país, no período de 15 a 22 de outubro de 2019, período em que foram

    publicados no Diário Oficial da União (DOU) o Projeto de Lei que prorroga mecanismos da Lei do

    Audiovisual, a suspensão da medida provisória que dispensa os órgãos da administração pública de

    publicar editais de licitação, tomadas de preços, concursos e leilões em jornais de grande circulação

    e as audiências da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para ouvir pesquisadores e

    autoridades sobre o fenômeno das fake news.

     

    A partir de pesquisas bibliográfica e documental e análise de conteúdo dos sete dias de

    programação, chegou-se às seguintes conclusões: as decisões tomadas pelo governo federal acerca

    da mídia e da comunicação brasileira deixaram de ser noticiadas pelo telejornal, apesar de terem

    acesso às portarias publicadas no DOU e às notícias da Agência Senado. Devido às questões

    políticas e econômicas relacionadas ao oligopólio no qual o telejornal é exibido, as notícias sobre

    democratização midiática não são de interesse da emissora.

     

    O trabalho tem como principais referências bibliográficas os livros “Desafios das Políticas de

    Comunicação” (CABRAL, 2019), “Políticas de radiodifusão no governo Dilma” (PIERANTI,

    2017), “Resistências e inovações - Políticas de Comunicação em tempos de crise”, (SILVA;

    SCHMIDT, 2019), “Comunicação e Cultura no Brasil: diálogos com a EPCC”, (CABRAL;

    CABRAL, 2018), “Mídia, Poder e a (nova) Agenda do Capital”, (LOPES; SANTOS, 2018),

    “Comunicação, Cultura, Informação e Democracia: tensões e contradições”, (CABRAL; CABRAL,

    2016), “Crítica da Mídia e Hegemonia Cultural”, (MORAES, 2016), “Jornal Nacional: Modo de

    Fazer”, (BONNER, 2009), “A Hipótese do Agenda Setting: Estudos e Perspectivas”, (BRUM,

    2003), “A função do agendamento dos media”, (McCOMBS; SHAW, 2000), o projeto de pesquisa

    “Concentração midiática diante da democratização da comunicação e da diversidade cultural:

    análise das estratégias dos grandes conglomerados” (CABRAL, 2019) e os artigos “Mídia

    concentrada no Brasil: até quando?”, (CABRAL, 2016) e “Sociedade civil e regulação da mídia:

    estudo de caso sobre o PL da mídia democrática” (FARIA; RODRIGUES; ORMAY, 2016), dentre

    outros. Além da Constituição Federal de 1988, artigos 220 a 224 do capítulo 5 da Comunicação

    Social, e de autores sobre Coronelismo Eletrônico e o projeto Media Ownership Monitor Brasil

    (2018).

  • Palavras-chave
  • Jornal Nacional, Rede Globo, democratização, concentração da mídia, comunicação
  • Área Temática
  • Jornada de Graduandos
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A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Jornada de Graduandos

Comissão Organizadora

Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra

Comissão Científica

Murilo César Ramos (UnB)

Rozinaldo Miani (UEL)

Jonas Valente (LaPCom/UnB)

Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)

Juliana Teixeira (UFPI)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)

Ivonete da Silva Lopes (UFV)