SERTÕES CONTEMPORÂNEOS: IDENTIDADES E POLÍTICAS CULTURAIS NOS SEMIÁRIDOS DOS ANOS 2000

  • Autor
  • GISLENE MOREIRA
  • Resumo
  •  

    As palavras e os territórios não são estáticos. Eles tratam das relações de poder, dos limites e dos sentidos construídos historicamente pelos homens e mulheres que com eles se relacionam. No século XXI, o sertão virou semiárido ? e a mudança no termo não foi aleatória. Ela indica transformações na região fixada no “de-sertão” ou na “zona das secas”, que nos anos 2000 se destacou como um “semiárido” efervescente de inovações políticas, econômicas e sociais, deixando para trás a imagem de uma região sistematicamente vinculada à miséria e ao atraso, para revelar um novo território, de possibilidades e rupturas.

    Este artigo se dedica a entender as transformações culturais provocadas pelo avanço acelerado do capitalismo nas periferias do consumo, abordando as políticas culturais construídas pelas gestões de esquerda nos anos 2000, com foco no interior semiárido da Bahia. Desde a Economia Política da Comunicação e da Cultura, este trabalho aborda os impactos destas novas arquiteturas institucionais, as novas produções culturais geradas e seus impactos identitários.

    Em particular, se dedica a situar o sertão no novo milênio com destaque às profundas alterações provocadas pelas inovações da virada política de esquerda no país (2003-2016). O texto aborda os impactos socioculturais dos governos de Lula e Dilma, e seus desdobramentos no Nordeste e no interior sertanejo. A ênfase são as políticas de comunicação e cultura, os discursos alternativos e os imaginários emergentes das supostas rupturas com os modelos hegemônicos. Ele é resultado de mais de 15 anos de investigação independente, que analisou os textos, os processos de construção e os produtos gerados pelas políticas de cultura no interior da Bahia.

    Em síntese pode-se afirmar que todas essas alterações estão afetando e transformando as paisagens, os homens e as mulheres sertanejas de maneira radical. As inovações econômicas, políticas e culturais modificaram cenários e identidades secularmente construídos, como as figuras do vaqueiro, das rezadeiras e do cangaceiro. Até mesmo as mais isoladas comunidades rurais nordestinas, ainda que por trás de uma aparente calmaria, são hoje espaços em ebulição, complexos e contraditórios, que vivenciam reacomodações, conflitos e mudanças aceleradas pela mundialização do capital. Nesses cenários, faz-se necessário aguçar o olhar para perceber outros ângulos e formas de re-existência. Entre passado/futuro, tradição/modernidade, presenças/ausências, sujeito/estrutura emergem novos sertões polissêmicos e plurais. Neles, ora ressuscitam o boi e o sertão guardião das tradições dos antigos sertões boiadeiros, iniciados no século XVI. Ora irrompem as marcas da transformação e da modernidade periférica, enterrando os modos de vida que já não existem mais.

     

  • Palavras-chave
  • Sertão, semiárido, políticas culturais, identidade.
  • Área Temática
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
Voltar Download

A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Jornada de Graduandos

Comissão Organizadora

Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra

Comissão Científica

Murilo César Ramos (UnB)

Rozinaldo Miani (UEL)

Jonas Valente (LaPCom/UnB)

Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)

Juliana Teixeira (UFPI)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)

Ivonete da Silva Lopes (UFV)