A PRODUÇÃO BRASILEIRA NOS CONGRESSOS DA ULEPICC: ANÁLISE QUANTITATIVA EM QUILMES 2013

  • Autor
  • Anderson David Gomes dos Santos
  • Co-autores
  • Carlos Leonor Lourenço de Souza Filho , Rayane Silva Rocha
  • Resumo
  • Em 2019, a Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) completou 15 anos, enquanto a Revista EPTIC publicou as edições de seu 20º volume. A partir dessas efemérides, a diretoria da Ulepicc-Brasil criou o projeto de pesquisa coletivo “Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura nas regiões brasileiras”, para observar o desenvolvimento da área no país.

    A primeira fase do projeto era mapear as produções de pesquisadores brasileiros em eventos ou grupos de pesquisa/trabalho ligados diretamente à Economia Política da Comunicação (EPC). O grupo de pesquisa Crítica à Economia Política da Comunicação (CEPCOM/CNPq), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), responsabilizou-se pela produção brasileira nos congressos da Ulepicc federal. Dada a possibilidade de acesso digital aos arquivos dos anais dos eventos, iniciamos a prospecção de dados com 2013 e 2017.

    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise quantitativa, a partir de pesquisa bibliométrica e análise de conteúdo, para apresentar os dados recolhidos do evento realizado em Quilmes, 2013. A opção por separar a apresentação dos dois casos analisados até aqui considera as diferentes conjunturas interna (relação dos pesquisadores brasileiros com a Ulepicc) e externa (dificuldades de financiamento no Brasil).

    Na fase de prospecção foram realizados dois filtros. No primeiro, foram separados descritores: título, autor, currículo, resumo, palavras-chave e referências, a partir dos anais do evento (COMUNICACIÓN..., 2013). Foram 49 textos, incluindo conferência de uma pesquisadora.

    Em seguida, adaptamos as categorias utilizadas por Sampaio, Bragatto e Nicolás (2016) para mapear artigos sobre internet e política em eventos de Ciências Sociais, formatando uma planilha. Dela, apresentaremos a partir da Análise de Conteúdo, elementos como: textos por Grupo de Trabalho (GT), mapeamento regional, formação, abordagem teórica e vertente.

    Dos resultados, destacamos a quantidade de trabalhos por GT, que também pode indicar a prioridade de pesquisa naquele momento: “Cultura digital, convergencia y crisis” (32,6%); “Comunicación publica, popular o alternativa” e “Políticas de comunicación y cultura” (22,5%); “Propiedad, grupos de comunicación y estructura de medios” (8,1%); “Teoría y metodología de la Economía Política de Comunicación” (6,1%); “Medios, servicio público y agenda” (4,1%); e “Funcionamiento y gestión de las industrias culturales” (2%).

    Porém, em “Vertentes/Países” percebe-se que a maior parte dos trabalhos não se identifica, na metodologia ou referências, com a Economia Política da Comunicação (EPC), 57,1%, à frente daqueles com referências brasileiras (38,8%). Assim, precisaremos realizar nova filtragem.

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    COMUNICACIÓN, políticas e industria: Actas del VIII Congreso Internacional de la Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2013. E-Book.

    SAMPAIO, R. C.; BRAGGATO, R. C.; NICOLÁS, M. A. A construção do campo de internet & política: Análise dos artigos brasileiros apresentados entre 2000 e 2014. In: SILVA, S. P. da; BRAGATTO, R. C.; SAMPAIO, R. C. Democracia digital, comunicação política e redes: teoria e prática. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2016.

    SANTOS, A. D. G. dos; MOTA, J. S. 10 anos da ULEPICC-Br: contribuições para o desenvolvimento da EPC no Brasil. Revista EPTIC, v. 17, n. 2, maio-ago. 2015. p. 57-75.

  • Palavras-chave
  • pesquisa bibliométrica, Ulepicc 2013, Economia Política da Comunicação.
  • Área Temática
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
Voltar Download

A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Jornada de Graduandos

Comissão Organizadora

Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra

Comissão Científica

Murilo César Ramos (UnB)

Rozinaldo Miani (UEL)

Jonas Valente (LaPCom/UnB)

Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)

Juliana Teixeira (UFPI)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)

Ivonete da Silva Lopes (UFV)