DIÁLOGOS AVANÇADOS EM COMUNICAÇÃO: PRODUÇÃO MUSICAL

  • Autor
  • Lis Alves Argollo
  • Co-autores
  • Antônio Marcus Lima Figueiredo
  • Resumo
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    A música deve grande parte de sua propagação espacial à tecnologia, tanto no que diz respeito à questão estilística, quanto em suas etapas de execução (GOHN, 2001). O processo de construção de uma música até sua disponibilização ao público é composto por três etapas: planejamento, produção e distribuição. Na primeira, é decidido onde, quando e de que modo será feita a segunda etapa; na produção, artistas arranjam e gravam as canções com produtores e técnicos, geralmente em um estúdio de som; e na terceira, processos burocráticos, divulgação e uploading em plataformas de streaming, como Spotify e Deezer, ocorrem para que essas criações cheguem aos dispositivos digitais de seus possíveis consumidores.

    Neste sentido, este trabalho traz o relato de uma ação desenvolvida na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Sul da Bahia. O suporte teórico deste estudo está embasado em autores como Kellogg (2014), Schafer (2011), Kischinhevsky e Herschmann (2011). Na área geográfica onde a Universidade está situada, entre os municípios de Ilhéus e Itabuna, estúdios de som e profissionais deste segmento que atendam a demandas estudantis e de artistas de baixa renda são escassos, pois, além de ser uma atividade que requer um certo nível de especialização para ser executada com maior qualidade, o custo de equipamentos e aluguel de espaços também é alto, o que acarreta na dificuldade de acesso a tais serviços.

    Deste modo, a ação extensionista “Diálogos Avançados em Comunicação: Produção Musical” é uma iniciativa do Curso de Comunicação Social (RTVI), que considera cada uma das etapas descritas acima tendo em vista as necessidades regionais. Assim, tem como objetivo contribuir com a produção e divulgação de conteúdo fonográfico de artistas da região, bem como colaborar em projetos e trabalhos de alunos e professores da UESC. Trazemos aqui o resultado de um ano desta atividade, em que o projeto desenvolveu trilha sonora para TCC, produziu músicas de alunos do Curso de Comunicação e já disponibilizou em plataformas digitais duas músicas de capoeiristas regionais. No total, foram gravadas mais de oito músicas, estando a maioria, agora, em processo de distribuição.

    Além disso, foi feita uma parceria com o projeto PRISMA, também da UESC, oferecendo uma oficina de beat para jovens estudantes do Colégio Estadual Moisés Bohana, em Ilhéus – com o intuito de incentivar adolescentes a produzirem seu próprio som de forma simples e sem a necessidade de grandes recursos técnicos e financeiros. Com essas medidas, o projeto pretende cada vez mais democratizar o acesso a ambientes de produção, conferindo a estudantes e artistas a possibilidade de ter o seu conteúdo digitalizado, divulgado e visto por outras pessoas, já que, diferentemente de uma capital, não há meios e ferramentas locais que supram essa necessidade.

     

     

  • Palavras-chave
  • música, produção musical, mercado fonográfico
  • Área Temática
  • Jornada de Graduandos
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A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
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  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
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  • Jornada de Graduandos

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