Este artigo é um desdobramento de um Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo/UFJF, em que se investigou como o perfil “Modices” nos sites de redes sociais estabelece uma relação de diálogo e interação com seu público-alvo, através da formação de uma “comunidade virtual” (RHEINGOLD, 1993 apud CASTELLS, 1999, p. 442, RECUERO, 2005).
O Modices nasceu em meados dos anos 2000, inicialmente como um blog sobre moda e beleza. Acompanhando os avanços da tecnologia e transformações midiáticas, o site cresceu e se espalhou pelas mais diversas mídias. Hoje o Modices tem perfis ativos no Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e Spotify. Recentemente, em novembro de 2019, a idealizadora e produtora de conteúdo do Modices, Carla Lemos, lançou também um livro, o “Use a moda a seu favor” (Editora Galera, 2019). Nele, a blogueira narra a história da moda, ao mesmo tempo em que questiona seus padrões opressores, além de discutir beleza, autoestima e autocuidado feminino.
A partir deste olhar sobre o Modices, esta pesquisa quer investigar e chegar a conclusões mais objetivas a respeito do uso da internet e dos sites de redes sociais. Aqui conseguimos fazer um recorte em torno da comunidade virtual formado pelo Modices para observar como Carla Lemos usa a comunicação para disseminar ideias, referências, representatividade, pautas sociais e principalmente de gênero, se inserindo no que Miguel e Boix (2013) e Albu (2017) chamam de “ciberfeminismos”. E ainda dentro disso, observar como Carla consegue estabelecer uma relação de diálogo dentro da comunidade, prezando sempre pela interação entre seus membros.
Para o desenvolvimento deste trabalho, é necessário entender primeiro como a rede social é formada, e compreendê-la como uma grande teia dentro do ciberespaço, onde as relações sociais se desenvolvem a partir de interações, laços e trocas (RECUERO, 2005).
Para que as trocas funcionem, é necessário que as partes interajam e dialoguem entre si. Por isso também o trabalho avalia como Carla Lemos conversa com seu público, e se atua conforme os preceitos da comunicação dialógica (FIORIN, 2008; RIBEIRO; MARCHIORI, 2008, KENT; TAYLOR, 1998, 2002).
A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.
O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os. Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.
Comissão Organizadora
Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra
Comissão Científica
Murilo César Ramos (UnB)
Rozinaldo Miani (UEL)
Jonas Valente (LaPCom/UnB)
Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)
Juliana Teixeira (UFPI)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)
Ivonete da Silva Lopes (UFV)