O REFORÇO DO ESPAÇO ACADÊMICO NA (IN) VISIBILIZAÇÃO DOS NEGROS NA PUBLICIDADE BRASILEIRA.

  • Autor
  • Marcos Vinicius Cantuaria da Silva Nascimento
  • Co-autores
  • Verbena Cordula Almeida , Beatriz Santos de Oliveira , Elisangela Conceição da Fonseca
  • Resumo
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    A publicidade tem o poder de reforçar e propagar consensos que beneficiam as ideologias do poder hegemônico. Entretanto, a Universidade pública é vista como um ambiente contra-hegemônico, portanto, esta pesquisa visou coletar peças publicitárias que utilizam os murais da Universidade Estadual de Santa Cruz como uma plataforma de divulgação, para que assim fosse analisado se o ambiente acadêmico está sendo utilizada como um aparelho ideológico do Estado. Para isto, as peças dispostas pela instituição foram fotografadas e selecionadas para que fosse observado de que forma negros/as estão representadas nas publicidades encontradas na universidade, a fim de detectar se a ideologia da supremacia branca está sendo propagada através deste espaço.

     

  • Palavras-chave
  • Publicidade, universidade, racismo.
  • Área Temática
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
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A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Jornada de Graduandos

Comissão Organizadora

Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra

Comissão Científica

Murilo César Ramos (UnB)

Rozinaldo Miani (UEL)

Jonas Valente (LaPCom/UnB)

Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)

Juliana Teixeira (UFPI)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)

Ivonete da Silva Lopes (UFV)