A RELAÇÃO SIMBIÓTICA ENTRE JORNALISMO ECONÔMICO E NEOLIBERALISMO: A PEC DO TETO DE GASTOS E O JORNAL VALOR ECONÔMICO

  • Autor
  • César Henrique da Silva Rezende
  • Co-autores
  • Guilherme Bernardi
  • Resumo
  • A economia é um processo e, justamente por isso, o jornalismo econômico reflete uma conexão de fatos contínuos. Um aspecto importante que caracteriza o jornalismo econômico liberal é a sua relação com a lógica capitalista. Sendo assim, existe um conflito entre servir o público com informações corretas, isentas de opinião e de ideologia, e a proximidade com a lógica do capitalismo, já que jornal é uma empresa, voltada ao lucro (KUCINSKI, 1996). Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apontar o  papel que a imprensa desempenha em todo esse processo e com isso, se caracteriza como qualitativo e um ensaio teórico e tem o intuito de ser um trabalho embasado na perspectiva da teoria crítica. (Adorno, 2003).

    Um equívoco que deve ser desmistificado a respeito do jornalismo é a possível neutralidade que, em tese, ele deveria exercer.  Afinal, todo discurso carrega em si um caráter ideológico. Com isso, ainda que de maneira sutil, a ideologia faz parte da notícia e da forma como a informação chega ao seu destino já que é dessa forma que se constitui a produção discursiva de sentido ou seja, na construção de discursos que estão carregadas tais ideologias (Fiorin, 1990).

    No caso do Brasil, o jornalismo econômico se especializou em atender especificamente o mercado financeiro, como é o caso do jornal Valor Econômico. Analisando as edições impressas do jornal na semana de votação da PEC do teto de gastos (de 21 a 29 de novembro de 2016), o jornal se utilizou de articulistas, empresários, e especialistas para legitimar tal medida e incentivar o leitor a entender a ação como necessária para o crescimento econômico do país. Além disso, a maioria de seus articulistas concorda com medidas mais liberalizantes já que tais medidas favorecem uma ampla movimentação do capital financeiro e tem um papel dominante na economia global e na vida das pessoas, com ideais como metas de reformas estruturais, controle da inflação e austeridade fiscal. Cabe apontar que o jornal faz parte de um dos maiores conglomerados de mídia do planeta, o grupo Globo.

    Como destaca Souza (2014 p.27) “o mercado financeiro (...) necessita de uma instituição para produzir um discurso coerente e explicar seu comportamento – uma retórica que justifique. Mercados necessitam de uma linguagem própria, provida pela imprensa financeira (...) o “mercado” cobiça volatilidade como modus operandi e volatilidade é sempre subproduto desse tipo de disseminação de informação financeira”. É nesse sentido o papel que a imprensa têm desempenhado não é o de mercado de notícias e sim “notícias do mercado”(Belluzzo, 2016).

     

    Assim, ao impor a mentalidade neoliberal e enfraquecer a pluralidade de pensamentos, tais veículos apenas reproduzem aquilo no qual fazem parte e cria em torno de toda essa ideia uma verdadeira fábrica de consenso. (Chomsky, 2013). É necessário compreender antes de qualquer coisa que a imprensa assume e representa o viés do neoliberalismo e que dessa forma, ele não é um fenômeno isolado ou uma medida econômica, ele representa uma racionalidade, ou seja, a nova razão do mundo.

  • Palavras-chave
  • neoliberalismo, jornalismo, economia,
  • Área Temática
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
Voltar Download

A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Jornada de Graduandos

Comissão Organizadora

Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra

Comissão Científica

Murilo César Ramos (UnB)

Rozinaldo Miani (UEL)

Jonas Valente (LaPCom/UnB)

Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)

Juliana Teixeira (UFPI)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)

Ivonete da Silva Lopes (UFV)