Governos e instituições públicas enfrentam, no cotidiano ao exercer suas atividades,
sobretudo de prestação de serviços aos cidadãos, dific uldades para colocar em prática questões
como transparência, divulgação correta dos serviços públicos e das ações dos entes públicos de
forma a atender o interesse geral da população e aos anseios coletivos ao invés dos individuais ou
de grupos setorizados . Para alcançar o êxito, faz se necessário um entendimento conceitual e da
aplicabilidade da comunicação pública, de uma comunicação pensada no atendimento de demandas
coletivas e, principalmente, de participação e de trocas efetivas dos cidadãos que figur am como
parte integrante e fundamental na sociedade. Este trabalho emerge da necessidade da ampliação de
discussões sobre a área que perpassam principalmente por questões como democracia e cidadania. É
uma pesquisa inédita que busca identificar práticas e possibilidades de comunicação pública no
governo municipal de Amargosa, no Recôncavo Baiano. No âmbito teórico, o precussor francês
Pierre Zémor ( aponta que a comunicação pública deve contribuir para a construção do debate
público. Deve ser então a m ola propulsora para alimentar o conhecimento cívico e facilitar a ação
pública. Nesse sentido, é possível visualizar a comunicação pública de forma efetiva enquanto
mediadora no relacionamento entre governo e cidadãos de determinado município/estado/nação.
Para o autor, as finalidades da comunicação pública não devem ser diferentes das finalidades das
instituições públicas que são de informar; ouvir demandas, expectativas, interrogações e o debate
público; contribuir para assegurar a relação social (sentime nto de pertencimento e tomada de
consciência do cidadão enquanto ator); e acompanhar mudanças comportamentais e da organização
social. O presente estudo de caso analisa as estratégias e instrumentos de comunicação utilizadas
para alcançar o público, a popu lação de amargosa. São analisados o perfil do governo municipal no
Facebook, instrumento comumente utilizado por prefeituras devido à amplitude das redes sociais e à
democratização do acesso à internet que mesmo com algumas exclusões já figura como um avan ço
para a propagação de conteúdo. Além da rede social, são avaliadas dez edições do microprograma
de rádio intitulado “Amargosa Acontece”. O programete de dois minutos traz informação e, ao
mesmo tempo, a presença de populares nos áudios que demonstra de a lguma forma a participação e
inclusão dos amargosenses enquanto atores da própria cena política. O percurso metodológico está
ancorado no estudo de caso que, inerentemente, utiliza a pesquisa bibliográfica. Além disso, é
utilizado também o método de entrev ista em profundidade tornando possível chegar a resultados
palpáveis que poderão contribuir para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de comunicação,
a ssessoria e comunicação pública. Soma se então a outras pesquisas no campo de assessoria de
comunicaç ão na Bahia e no Brasil, que abordam os d esafios e nuances do trabalho de comunicação
pública em sua aplicabilidade. A intenção não é, de forma alguma, verificar a plenitude da
aplicabilidade da comunicação pública no caso específico, mas sim a checagem de possibilidades de
comunicação pública com base no que é feito atualmente pela prefeitura.
A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.
O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os. Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.
Comissão Organizadora
Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra
Comissão Científica
Murilo César Ramos (UnB)
Rozinaldo Miani (UEL)
Jonas Valente (LaPCom/UnB)
Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)
Juliana Teixeira (UFPI)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)
Ivonete da Silva Lopes (UFV)