POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO RECÔNCAVO BAIANO : UM ESTUDO DE CASO DE AMARGOSA AMARGOSA

  • Autor
  • RAFAEL LOPES
  • Resumo
  • Governos e instituições públicas enfrentam, no cotidiano ao exercer suas atividades,

    sobretudo de prestação de serviços aos cidadãos, dific uldades para colocar em prática questões

    como transparência, divulgação correta dos serviços públicos e das ações dos entes públicos de

    forma a atender o interesse geral da população e aos anseios coletivos ao invés dos individuais ou

    de grupos setorizados . Para alcançar o êxito, faz se necessário um entendimento conceitual e da

    aplicabilidade da comunicação pública, de uma comunicação pensada no atendimento de demandas

    coletivas e, principalmente, de participação e de trocas efetivas dos cidadãos que figur am como

    parte integrante e fundamental na sociedade. Este trabalho emerge da necessidade da ampliação de

    discussões sobre a área que perpassam principalmente por questões como democracia e cidadania. É

    uma pesquisa inédita que busca identificar práticas e possibilidades de comunicação pública no

    governo municipal de Amargosa, no Recôncavo Baiano. No âmbito teórico, o precussor francês

    Pierre Zémor ( aponta que a comunicação pública deve contribuir para a construção do debate

    público. Deve ser então a m ola propulsora para alimentar o conhecimento cívico e facilitar a ação

    pública. Nesse sentido, é possível visualizar a comunicação pública de forma efetiva enquanto

    mediadora no relacionamento entre governo e cidadãos de determinado município/estado/nação.

    Para o autor, as finalidades da comunicação pública não devem ser diferentes das finalidades das

    instituições públicas que são de informar; ouvir demandas, expectativas, interrogações e o debate

    público; contribuir para assegurar a relação social (sentime nto de pertencimento e tomada de

    consciência do cidadão enquanto ator); e acompanhar mudanças comportamentais e da organização

    social. O presente estudo de caso analisa as estratégias e instrumentos de comunicação utilizadas

    para alcançar o público, a popu lação de amargosa. São analisados o perfil do governo municipal no

    Facebook, instrumento comumente utilizado por prefeituras devido à amplitude das redes sociais e à

    democratização do acesso à internet que mesmo com algumas exclusões já figura como um avan ço

    para a propagação de conteúdo. Além da rede social, são avaliadas dez edições do microprograma

    de rádio intitulado “Amargosa Acontece”. O programete de dois minutos traz informação e, ao

    mesmo tempo, a presença de populares nos áudios que demonstra de a lguma forma a participação e

    inclusão dos amargosenses enquanto atores da própria cena política. O percurso metodológico está

    ancorado no estudo de caso que, inerentemente, utiliza a pesquisa bibliográfica. Além disso, é

    utilizado também o método de entrev ista em profundidade tornando possível chegar a resultados

    palpáveis que poderão contribuir para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de comunicação,

    a ssessoria e comunicação pública. Soma se então a outras pesquisas no campo de assessoria de

    comunicaç ão na Bahia e no Brasil, que abordam os d esafios e nuances do trabalho de comunicação

    pública em sua aplicabilidade. A intenção não é, de forma alguma, verificar a plenitude da

    aplicabilidade da comunicação pública no caso específico, mas sim a checagem de possibilidades de

    comunicação pública com base no que é feito atualmente pela prefeitura.

  • Palavras-chave
  • : Comunicação; Comunicação Pública; Cidadania; Comunicação Organizacional; Assessoria;
  • Área Temática
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
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A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

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  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
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  • Jornada de Graduandos

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