TRABALHO INFORMACIONAL E LOGISTICA POSTAL NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

  • Autor
  • Marcos Dantas
  • Co-autores
  • ANA MARIA DE ALMEIDA RIBEIRO
  • Resumo
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    Esta comunicação discute a relação e consequente transformação, na atual etapa informacional do capitalismo, entre os serviços postais e os processos de circulação e rotação do capital, a partir de conceitos desenvolvidos por Marx (2011, 2014) e do conceito de trabalho informacional (DANTAS, 2006). Na logística postal identificamos como o trabalho vivo tornou-se, por sua própria natureza, um processo combinado de trabalho informacional que se articula através de seus momentos aleatórios e redundantes.

    A compressão do tempo e espaço na transição do fordismo para a acumulação flexível (HARVEY, 2008), aponta para a rápida implantação de novas formas organizacionais (subcontratação, just-in-time etc.) e novas tecnologias produtivas que reduziram o “tempo de vida” dos produtos, trazendo intensificação dos processos de trabalho e uma aceleração na desqualificação e requalificação necessárias ao atendimento de novas necessidades de trabalho. Desta forma, uma vez que a mercadoria é produzida, o capitalista ainda precisa levá-la ao mercado, vendê-la e receber de volta o dinheiro investido mais a mais-valia adicionada. Se a mercadoria não é vendida, a mais-valia será zero e por isso a mais-valia produzida é tão importante quanto a produção de mais-valia (DANTAS, 2019). Por isso, o tempo de rotação do capital - congelado, durante esse tempo mesmo, na forma-mercadoria - será fundamental para o processo de valorização. Considerando a evolução e expansão mundial do capital, a anulação do espaço pelo tempo tornou essencial o investimento no desenvolvimento de meios de transporte e comunicação fundamentais (MARX, 2011). Daí que, na atual fase do capitalismo, o desenvolvimento do comércio eletrônico (e-commerce), possibilita que pedidos possam ser entregues diretamente ao consumidor em qualquer lugar, num mínimo de tempo.

    No início, as comunicações postais eram lentas, esporádicas e dependiam dos meios de transportes: terrestres, aéreos, marítimos etc. A invenção do telégrafo, da telefonia e, em tempos mais recentes, do correio eletrônico, resultaram mudanças profundas no sistema postal mundial, com a separação da comunicação: do tempo de transporte da informação, em nanosegundo; dos tempos de transporte da mercadoria, que ainda depende das características físico-químicas do objeto, tamanho, peso etc. Porém, no limite, no e-commerce, se introduz a possibilidade de comercializar produtos ultrapassando as fronteiras e os intermediários físicos, ainda se ancora em um sistema de distribuição eficiente e presente em todo o mundo: os correios.

    Os serviços postais têm suas políticas e regras de trocas definidas por uma agência especializada da ONU, a União Postal Universal (UPU). A UPU é considerada o maior sistema de logística internacional do mundo. A criação do selo, definição das regras de circulação de objetos e as novas tecnologias empregadas colocam os serviços postais no epicentro do e-commerce mundial. Segundo a PwC (2019), o segmento de transporte & logística enfrenta um ataque das startups ao trazerem soluções consideradas inovadoras, como agendamento automatizado e consolidação de entregas de vários remetentes usando, por exemplo, tecnologias disruptivas como inteligência artificial e blockchain.

    Esta comunicação apresentará uma pesquisa exploratória, no campo das ciências sociais aplicadas, entendendo que o trabalho efetuado nos serviços postais é, basicamente, de natureza informacional, por isto vem sendo radicalmente afetado pelo investimento capitalista em novas tecnologias digitais. Estamos investigando como esse trabalho cria valor (informacional) para o capital e como esse processo pode estar sendo transformado pelas recentes mudanças empresariais, organizacionais, institucionais. A comunicação submeterá ao debate o projeto e estado da arte atual da investigação.

  • Palavras-chave
  • trabalho informacional, circulação de mercadorias, logística postal, tempo de circulação, Correios
  • Área Temática
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
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A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

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