ECONOMIA DE FRANCISCO: PROPOSIÇÕES DA ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO E DA ECONOMIA POLÍTICA DO JORNALISMO

  • Autor
  • Renan da Silva Marques
  • Co-autores
  • Jacqueline Lima Dourado
  • Resumo
  •  

    Este trabalho objetiva discutir como a comunicação e o jornalismo podem contribuir com o debate da “Economia de Francisco”, iniciativa que propõe um sistema econômico mais justo e sustentável, motivada pelo Papa Francisco e por pensadores renomados, prêmios Nobel, em comunhão de jovens de todo o mundo, em encontro que acontecerá em 2020, na cidade de Assis, Itália.

    A “Economia de Francisco” visa, de modo geral, uma articulação global para questionar e repensar as bases éticas do capitalismo, além da proposição de alternativas, em tempos de incertezas permanentes de um sistema econômico que produz em meio a desigualdade e devastação. O papa Jorge Bergoglio convocou jovens de todo o mundo, pesquisadores, estudantes, empreendedores, num movimento suprareligioso, tomando como referência o frade de Assis – São Francisco –, que considera “o exemplo por excelência da atenção aos frágeis e a uma ecologia integral”. Segundo o Papa, São Francisco “viveu em total coerência, inclusive nos planos econômico e social, oferece-nos um ideal e, de certa maneira, um programa que (...) continua fonte de inspiração”.

    Após convocação, em maio de 2019, o evento foi articulado, inscrições abertas e milhares de propostas enviadas, de todo o mundo. Destas, foram escolhidas 2000, de jovens de 120 países, das mais variadas áreas de atuação. Uma delas foi a do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (Grupo COMUM), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

    A submissão mencionada visa debater com o evento os estudos da Economia Política de Comunicação (EPC) e da Economia Política do Jornalismo (EPJ), o olhar para o mercado, o processo de convergência, as tecnologias digitais contemporâneas, e a conquista de uma cidadania plena, mediada por uma comunicação social sem barreiras. Também, da atuação do jornalismo como prática e produto social.

    Deste modo, buscando responder ao problema temático aqui elencado, de como a Economia Política da Comunicação e do Jornalismo podem relacionar-se à “Economia de Francisco”, este trabalho objetiva refletir sobre a proposição, elencar pontos-chave e também apontar o que a EPC e a EPJ indicam como alternativas, considerando o caráter propositivo do evento. Aqui, pretende-se discutir aspectos teóricos e práticos, utilizando o instrumental teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético concebido por Marx e, ainda,  pesquisa bibliográfica com o levantamento de obras congêneres.

    Considerando o arcabouço teórico-metodológico robusto nos estudos da EPC, e já fortalecido na EPJ – com olhares aprofundados sobre as práticas do jornalismo –, em conjunto com a proposta do evento, espera-se que haja amplo espaço de discussão para a construção de novos caminhos para os problemas estruturais da economia mundial, incluindo os da comunicação e do jornalismo.

  • Palavras-chave
  • Economia de Francisco, EPC, EPJ, Mercado, Economia, Evento
  • Área Temática
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
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A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Jornada de Graduandos

Comissão Organizadora

Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra

Comissão Científica

Murilo César Ramos (UnB)

Rozinaldo Miani (UEL)

Jonas Valente (LaPCom/UnB)

Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)

Juliana Teixeira (UFPI)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)

Ivonete da Silva Lopes (UFV)