Leis de Mídia e Diversidade Étnico-racial: uma mirada para a América Latina

  • Autor
  • Paulo Victor Melo
  • Resumo
  •  

    Durante a primeira década dos anos 2000, o tema das políticas de comunicação ocupou espaço relevante na agenda pública na América Latina, principalmente a partir da aprovação de legislações nacionais de regulação do setor. De um modo geral, essas legislações vinculam a importância da comunicação para as transformações sociais e o desenvolvimento e apontam princípios e pressupostos relacionados ao fortalecimento de sistemas de comunicação não-comerciais e a ampliação de mecanismos de gestão e participação da sociedade que procuram corrigir estruturas históricas consideradas prejudiciais à consolidação democrática desses países.

    Uma dessas estruturas prejudicais à democracia na América Latina é a baseada na desigualdade pelo componente étnico-racial, conforme sinalizado por Hasenbalg (1992), ao afirmar que as relações raciais na região se constituíram a partir de dois eixos: a visão da harmonia, tolerância e ausência de preconceito e discriminação racial a partir da concepção desenvolvida por elites políticas e intelectuais; e a visão das sociedades como essencial ou preponderantemente brancas e de cultura europeia ou hispânica.

    Como consequência principal dessas perspectivas, Ribeiro (2000) chama a atenção para uma espécie de “efeito mágico” que oculta o racismo e relaciona as desigualdades étnico-raciais quase que exclusivamente aos fatores de classe e não a considerações igualmente raciais e étnicas.

    Analisando, portanto, este cenário de legislações nacionais na área das comunicações, o presente trabalho objetiva discutir como as políticas de comunicação na América Latina podem colaborar na reversão das desigualdades étnico-raciais. Nesse sentido, o texto aponta caminhos para algumas inquietações, como: Qual o papel dos meios de comunicação no reforço do racismo e das desigualdades étnico-raciais? E para a sua superação? Como as políticas de comunicação, a partir da análise de leis de mídia aprovadas nos últimos anos em países da América Latina, incorporam a temática étnico-racial? Quais os principais pontos contemplados sobre estas questões nessas leis? Por fim, quais são os eixos fundamentais na relação entre etnia/raça e os meios de comunicação?

    Especificamente, o trabalho pretende analisar como legislações recentes de mídia em cinco países da América Latina – Venezuela, Argentina, Bolívia, Equador e Uruguai – contemplam medidas e mecanismos de garantia dessa diversidade, em aspectos como propriedade, sustentabilidade, conteúdo e participação social. Parte-se da análise de que, tanto do ponto de vista da formulação teórica quanto da reivindicação de segmentos da sociedade civil, a relação entre comunicação e diversidade étnico-racial, especialmente na América Latina, se apresenta como um desafio contemporâneo.

    Pode-se afirmar, de modo preliminar, que a perspectiva de garantia da diversidade étnico-racial não deve se limitar a um ou outro fator, mas perpassar os diversos aspectos dos sistemas de comunicação. Além da presença do ideário de respeito à diversidade como um princípio ou objetivo, é possível sistematizar esses aspectos em questões como garantia do direito de exploração dos serviços de comunicação, com reserva de frequência; sustentabilidade financeira, a partir de destinação de recursos, por meio de isenção de taxas e impostos ou através de possibilidades múltiplas de financiamento; participação social, seja como princípio ou diretamente com a previsão de representação em órgãos fiscalizadores; e conteúdo, tanto na proteção contra conteúdos discriminatórios quanto em cotas de programação que promovam a diversidade étnico-racial.

    Como forma de contribuir nas discussões acerca da relação entre a comunicação e a diversidade étnico-racial, entende-se aqui que, de um modo geral, são fundamentais proposições em quatro eixos complementares: representação, produção, propriedade e controle social.

     

  • Palavras-chave
  • Políticas de Comunicação, Leis de Mídia, Diversidade étnico-racial, América Latina
  • Área Temática
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
Voltar Download

A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Jornada de Graduandos

Comissão Organizadora

Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra

Comissão Científica

Murilo César Ramos (UnB)

Rozinaldo Miani (UEL)

Jonas Valente (LaPCom/UnB)

Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)

Juliana Teixeira (UFPI)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)

Ivonete da Silva Lopes (UFV)